Regulador pede regras globais para o monitoramento do mercado de criptomoedas

Regulador pede regras globais para o monitoramento do mercado de criptomoedas

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O principal regulador financeiro da Coreia do Sul disse que as regras globais são necessárias para monitorar os riscos que envolvem as criptomoedas, citando transações virtuais e sem fronteira das moedas digitais.

Yoon Suk-heun, governador do Financial Supervisory Service (FSS), fez as declarações em uma reunião da Conferência de Supervisores Financeiros Integrados, um órgão consultivo de reguladores financeiros de 16 países, em Seul.

“No caso de criptomoedas e ofertas iniciais de moeda, as regras nacionais só levariam a lucros, porque tais transações são feitas além das fronteiras”, disse Yoon na reunião. “Portanto, devemos formar um sistema regulatório global”.

A Coreia do Sul tem como objetivo promover a tecnologia blockchain, que está por trás das criptomoedas, mas vai se esforçar para conter as transações especulativas, disse Yoon.

Em janeiro deste ano, o país asiático iniciou um sistema que proíbe contas bancárias anônimas em transações para evitar que moedas virtuais sejam usadas para lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais.

O sistema era parte das medidas mais recentes do governo para restringir o investimento especulativo em criptomoedas.