Ray Dalio alega que o Bitcoin poderá ser banido nos EUA

Ray Dalio alega que o Bitcoin poderá ser banido nos EUA

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem de um Bitcoin na bandeira americana

O gerente fundos hedge, Ray Dalio, declarou recentemente que o governo americano poderá proibir o Bitcoin no país, se necessário

Na opinião do bilionário Ray Dalio, uma proibição do Bitcoin nos EUA não é uma idéia absurda. O gestor de fundos hedge está convencido de que há uma boa probabilidade de que o Bitcoin seja proibido nos EUA. Dalio, que é o chefe executivo da Bridgewater Associates, o maior fundo hedge de investimento dos EUA, compartilhou suas idéias sobre o futuro da principal criptomoeda enquanto falava em um episódio de Influencers with Andy Serwer.

Ele fez referência ao “Gold Reserve Act” de 1934, no qual o governo dos EUA, na época, proibiu a posse privada de ouro na tentativa de assegurar seu sistema monetário. A Lei, como ele explicou, foi implementada para impedir que o ouro competisse com o dinheiro fiduciário como um padrão de riqueza.

Dalio comparou o caso à provável ilegalização do Bitcoin (que floresceu mesmo quando o dólar e outros ativos tradicionais se debatiam), se necessário. O investidor bilionário explicou que os bancos centrais adoram controlar as ondas de oferta e demanda em seu país de forma monopolística. Ele acrescentou que estes bancos podem se sentir ameaçados por outras formas de dinheiro como ativos digitais, pois tendem a criar uma demanda e oferta que não podem controlar.

“Cada país valoriza seu monopólio no controle da oferta e da demanda”, disse ele. “Eles não querem que outros dinheiros estejam operando ou competindo porque as coisas podem ficar fora de controle”. Portanto, penso que seria muito provável que, sob um certo conjunto de circunstâncias, o dinheiro fosse ilegalizado da forma como o ouro foi ilegalizado.”

O chefe da Bridgewater Associates chamou a atenção para a situação atual da Índia, onde o governo está ponderando a opção de proibir as criptomoedas, incluindo a Bitcoin. Passaram apenas três semanas desde que o Ministro das Finanças da Índia fez comentários sobre a posição do país em relação às criptomoedas, afirmando que havia apenas uma janela para experimentar as criptomoedas.

Dalio argumentou que uma proibição governamental significaria uma queda na demanda. O gestor de fundos hedge permaneceu cético quanto ao fato de que a privacidade das criptomoedas poderia ser garantida, admitindo que ele não tinha conhecimento do Bitcoin e de sua tecnologia subjacente.

“Será que eles podem fazer isso? Sim, podem. Agora, vamos entrar nos detalhes. Meu entendimento das pessoas que estão mais ou menos na vigilância do governo é que sim, eles podem entender que podem rastrear as criptomoedas. Eles podem saber quem está lidando com elas. Eu não sei, tipo, não sou especialista. Mas, sabe, existe todo um caminho… as carteiras não são privadas? Não são as carteiras privadas?”