Proof of Keys 2019 – O que esse evento significa para as criptos?

Proof of Keys 2019 – O que esse evento significa para as criptos?

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

“Não são as suas chaves, não são as suas moedas”, esse é um ditado bem comum dentro da comunidade de criptomoedas e ela tem um significado muito simples. Com isso em mente, nesse dia 3 de janeiro aconteceu o Proof of Keys, um dia global para provar a solvência de exchanges e tornar o poder de propriedade para os reais donos das criptomoedas.

A ideia surgiu de um pensamento importante, se você não possui as chaves para a carteira que estão as suas criptomoedas, você não possui as suas criptomoedas.

Junto do “exchange não é carteira” esse é um dito popular que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de manter os seus Bitcoins e outras criptomoedas em um local que você controla, na sua própria carteira.

Essa frase foi muito além de ser algo repetido pelos investidores de criptomoedas. Ela também e tornou um movimento que acontece todo dia 3 de janeiro, estando na segunda edição esse ano.

O Movimento Proof of Keys acontece durante todo o dia 3 de janeiro e acontece em todo o mundo, incluindo aqui no Brasil. Para participar é bem simples, basta o investidor retirar de exchanges e qualquer outro serviço terceirizado de custódia as suas criptomoedas.

A ideia principal é fazer com que os novos participantes da rede entendam um dos principais fundamentais do Bitcoin, que nós somos donos do nosso próprio dinheiro. Por isso, um dia em que é retirado todas as criptomoedas é um dia em que é recuperado a propriedade legítima das moedas.

 

Como comprar Ethereum

 

Para muitos essa será a primeira vez que em que uma transação é realizada para uma carteira, uma TX. Sendo assim, o movimento também tem um caráter educacional e ensina um dos pontos mais importantes do dia a dia com criptomoedas para os investidores.

Caso a aceitação seja grande a ideia também se estende a testar a solvência das exchanges e se elas realmente possuem as criptomoedas que dizem estar guardando. Ao contrário dos bancos, as criptomoedas foram desenvolvidas para não serem usadas em reservas fracionadas e por isso o dia de Proof of Keys pode mostrar quais corretoras praticam essa atividade.

Considerando que as exchanges são o elo mais fraco do criptomercado, sendo onde a maioria dos investidores perde seus fundos, manter as suas criptomoedas em carteiras próprias é fundamental.

Proof of Keys 2019

Até o momento o evento parece estar acontecendo sem nenhum tipo de impacto profundo dentro do criptomercado. O BTC está abaixo de 300 mil transações durante o dia, o nível normal nos últimos dias.

Porém, vale lembrar que o evento ainda está no começo e tem um cunho bastante filosófico, por isso a sua adoção também acontecerá aos poucos.

No mais, é fundamental lembrar que exchange não é carteira e você deve sempre manter a segurança das suas criptomoedas.

Veja também: FMI: Filipinas é um grande espaço para os criptoativos

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: