HomePresidente do Fed critica a Libra, confirma Bitcoin como uma legítima ‘reserva de valor como ouro’

Presidente do Fed critica a Libra, confirma Bitcoin como uma legítima ‘reserva de valor como ouro’

Ruchi Gupta

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em uma declaração perante o Comitê Bancário do Senado, comparou o Bitcoin ao ouro, chamando-o de reserva de valor.

audiência, intitulada O Relatório de Política Monetária Semestral ao Congresso, foi realizada na quinta-feira afim de “avaliar o estado atual da economia dos EUA, a implementação da política monetária pelo Fed e discutir suas atividades de supervisão e regulamentação”.

Powell deu depoimento sobre vários tópicos, incluindo o Facebook e sua criptomoeda a Libra. Enquanto Powell falou sobre a Libra e outras questões financeiras, foram suas observações sobre Bitcoin e ouro que chamaram a atenção da comunidade de criptomoeda.

“Realmente, quase ninguém usa o Bitcoin para pagamento, eles o usam mais como uma alternativa ao ouro”, disse ele durante o depoimento. “É uma reserva de valor; é uma reserva especulativa de valor como ouro ”, acrescentou.

As observações de Powell provocou uma enxurrada de comentários nas redes sociais, e muitos desses comentários dizem que o posicionamento do banqueiro se resumiam a um endosso ao Bitcoin e um repúdio ao ouro.

A razão para isso é que Powell disse recentemente, em palavras mais duras, que os EUA nunca deveriam voltar ao padrão-ouro, que é um posicionamento apoiado por Judy Shelton, a atual escolha de Trump para um dos dois lugares vazios no Conselho do Federal Reserve.

Bitcoin ‘sim’, Libra ‘não’

Quando perguntado sobre Libra, a controversa nova criptomoeda do Facebook, Powell expressou algumas preocupações importantes.

“A Libra levanta muitas preocupações sérias em relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira”, disse ele. “Acho que precisamos fazer uma avaliação cuidadosa, paciente e completa dos riscos reais, e acho que isso vai demorar um pouco”, acrescentou.

Powell falou durante seu depoimento que uma das principais questões que ele tem em relação à criptomoeda é que “não existe uma única autoridade reguladora credível que possa ser responsável pela supervisão e responsabilizada por sua supervisão”.

Ele prosseguiu dizendo que a idéia de que a Libra entrará em implementação dentro de 12 meses provavelmente não será comprovada devido ao tempo necessário para que essa avaliação ocorra.

As criptomoedas são uma ameaça ao dólar americano?

Outro tópico que foi discutido durante o depoimento de Powell foi se as criptomoedas, bem como outras moedas fiduciárias e sistemas financeiros, poderia impactar o papel do dólar americano como moeda de reserva mundial.

Powell explicou que para qualquer moeda servir como moeda de reserva, o governo precisa administrar sua casa fiscal com sucesso e ser sustentável, e ele diz que os EUA não.

No entanto, ele diz que outros sistemas, como a criptomoeda, não têm as características do dólar – como o estado de direito, instituições financeiras, os EUA sendo uma nação comercial e um setor financeiro altamente desenvolvido controla picos e volatilidade – que lhes permitiria suplantar o dólar como moeda de reserva no futuro próximo.

O mercado reage inesperadamente

Embora grande parte da comunidade de criptomoedas tenha visto os comentários de Powell sobre o Bitcoin sob uma luz positiva, a ação do preço da criptomoeda foi tudo menos positiva.

Conforme as notícias sobre as observações de Powell começaram a circular, o preço do Bitcoin continuou em baixa, atualmente está sendo negociado por US$ 11.400 com uma sdesvalorização média de 2,2% segundo dados do CoinMarketCap.

Clique aqui para ler: Representante do Banco Central Alemão apoia as criptomoedas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.