Presidente da SEC recomenda que Congresso regulamente bolsas de criptomoedas

Presidente da SEC recomenda que Congresso regulamente bolsas de criptomoedas

By - min. de leitura

Gary Gensler, recém-nomeado presidente da SEC, aconselhou Congresso a regulamentar bolsas de criptomoedas para proteção de investidores e negociantes

O presidente da SEC, Gary Gensler, havia aconselhado o Congresso dos EUA a regulamentar as atividades de bolsas de criptomoedas, a fim de proteger os investidores no mercado. Disse isto em sua primeira audiência pública desde que assumiu o comando da agência reguladora.

Ele destacou que o mercado de 2 trilhões de dólares precisa de mais proteção aos investidores nos Estados Unidos. Gensler aconselhou o Congresso a regulamentar as atividades das bolsas de câmbio de criptomoedas, já que elas são o primeiro lugar onde as pessoas vão para ter acesso às criptomoedas.

De acordo com Gensler, a SEC não será capaz de regular as bolsas de criptomoedas, já que o foco da agência está em títulos e produtos ou gerentes de ativos que possam investir em moedas digitais. Ele afirmou que o maior foco deve ser nas plataformas de negociação de criptomoedas.

“No momento, estas bolsas não têm um marco regulatório na SEC ou em nossa agência irmã, a Commodity Futures Trading Commission. Neste momento, não há um regulador de mercado em torno destas bolsas de criptomoedas e, portanto, não há realmente nenhuma proteção contra fraudes ou manipulações,” acrescentou.

O presidente da SEC não especificou que tipo de regulamentação deveria ser implementada. Vários países continuam a enfrentar os desafios da regulamentação do espaço das criptomoedas, dada a natureza do mercado. O espaço das criptomoedas tem pouco mais de uma década e sofreu inúmeras mudanças nos últimos anos, tornando difícil para as agências regulatórias a implementação de regulamentações apropriadas.

Entretanto, o crescimento maciço do mercado no ano passado torna necessário regular as atividades das entidades de criptomoedas, especialmente as bolsas. Negociantes e investidores de criptomoedas perderam bilhões de dólares por meio de fraudes de retirada e de burlas de bolsas de criptomoedas.