HomeIrã proíbe negociação de qualquer criptomoeda minerada fora de suas fronteiras

Irã proíbe negociação de qualquer criptomoeda minerada fora de suas fronteiras

Sam Grant

Uma imagem de um cadeado e uma representação de um Bitcoin em frente à bandeira iraniana

Banco Central do Irã proibiu negociação de criptomoedas mineradas fora do país em uma tentativa de limitar saída de capital

O Banco Central do Irã (ICB) proibiu a negociação de qualquer criptomoeda minerada fora do país, de acordo com informações do Iran International. Acredita-se que a medida represente uma tentativa dos reguladores iranianos de impedir a saída de capital. O país da Ásia Ocidental já havia proibido o comércio aberto de criptomoedas.

O banco legalizou pela primeira vez a mineração de Bitcoin em 2019 e um ano depois, em outubro, pediu aos mineradores registrados que vendessem seus tokens para o ICB. O país havia sido atingido por várias sanções na época e estava desesperado para encontrar uma forma de pagar pelas importações, contornando as barreiras monetárias estrangeiras.

Agora, consta que quem tentar comprar e vender criptomoedas não mineradas através de canais legalizados será responsável por suas perdas. O banco emitiu um anúncio na quarta-feira dizendo que só permitiria criptomoedas mineradas localmente para o processamento de pagamentos. Do ponto de vista logístico, não está claro de que forma a proibição será aplicada de modo a manter as criptomoedas mineradas fora do país.

“Os agentes de câmbio e bancos autorizados podem liquidar pagamentos em divisas destinados à importação através das criptomoedas mineradas no interior do país.”

A abundância de depósitos de petróleo e gás natural no país torna relativamente mais fácil para os mineradores e para as leis adotadas pelo governo iraniano no ano passado permitir que os mineradores estrangeiros de criptomoedas permaneçam no país.

As mesmas regras também determinam que os mineradores sejam cobrados preços especiais pelo uso de eletricidade em vez dos preços subsidiados que se aplicam ao consumo doméstico. No mês passado, o Ministério de Energia do país revelou que estava adotando um plano revisado de preços de eletricidade para a mineração de criptomoedas.

A decisão veio após uma série de cortes de energia em algumas partes do país, resultantes do aumento da demanda por energia dos mineradores. Os planos revisados aplicados pela companhia estatal de eletricidade estipulavam que os mineradores não obteriam eletricidade quando a demanda de energia fosse alta. A companhia elétrica também atualizaria os planos de preços a cada três meses para refletir as mudanças nas taxas de câmbio.

Vale ressaltar que o Banco Central do Irã está trabalhando no lançamento de um rial digital, mas tem feito poucos progressos. No início do ano, o banco confirmou que estava analisando o assunto e explorando suas opções.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.