Poder de processamento do Bitcoin aumenta rapidamente nas últimas semanas

Poder de processamento do Bitcoin aumenta rapidamente nas últimas semanas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Bitcoin, a principal rede blockchain do cripto-universo, continua crescendo. Seu poder de processamento experimentou um crescimento acelerado nos últimos dias, muito mais do que outras moedas com altos níveis de adoção.

Nas últimas duas semanas o Bitcoin aumentou em 5 exahashes sua capacidade de processamentoPara colocar esse aumento em perspectiva, demorou mais ou menos 8,5 anos para que o hashrate da rede inteira alcançasse 5 EH pela primeira vez, em julho do ano passado, como foi observado por um usuário do Reddit.

Bitcoin apresenta movimentos e variações no poder de processamento superiores à capacidade total do Bitcoin Cash. Desde 1º de junho o Bitcoin teve variações entre 3.6 e 4.2 EH, embora atualmente tenha sua capacidade em 38 EH. Já o Bitcoin Cash oscilou em um intervalo entre 3 EH e 5 EH. Sendo assim o Bitcoin, consegue ter uma variação de hashrate em um único dia que é maior do que o máximo histórico do processamento de Bitcoin Cash, de acordo com a Bitinfocharts.

Se analisarmos a relação entre a dificuldade e o tempo de geração do bloco, observamos que a dificuldade permaneceu fixa de 24 de maio a 5 de junho em 4,3 T. Foi aproximadamente na metade desse período que o tempo de geração do bloco superou a dificuldade para média de 560 segundos, ou 9 minutos e 33 segundos. A partir de 5 de junho, o tempo de geração do bloco diminuiu para pouco menos de 520 segundos, 8 minutos e 6 segundos, atualmente a dificuldade está localizada em 4,9 T.

Abaixo vemos a dificuldade atual em relação aos seus outros ajustes no último trimestre, de acordo com estatísticas da Blockchain.info.

No entanto, o tempo de geração do bloco ainda está abaixo do tempo indicado pela dificuldade, embora com uma tendência de aumentar, veja gráfico abaixo BitcoinWisdom.

Paralelamente, o número médio de transações inseridas em cada bloco apresentou uma queda desde o início do ano, o que coloca esse valor atualmente nos níveis do ano de 2015. Desde o rally em dezembro passado, o Bitcoin Cash manteve seus níveis de transações realizadas diariamente (15.978), enquanto que desde fevereiro de 2018 o Bitcoin mantém seus níveis em torno de 298 mil transações diárias e o Bitcoin Cash em 15790, de acordo com estatísticas da Bitinfocharts.

A julgar pelos últimos movimentos na mineração do Bitcoin, está em um estágio sem precedentes de crescimento acelerado. Além disso, parece confirmar a hierarquia que o Bitcoin desempenha no ecossistema e como algumas das principais criptomoedas podem ser afetadas em algum momento por uma “mineração maliciosa” ataque 51%.

Fonte

Guia do Bitcoin