Pesquisa: Regulamentação prejudica o preço do Bitcoin

Pesquisa: Regulamentação prejudica o preço do Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O criptomercado sempre foi acompanhado por uma questão importante: a regulamentação. Enquanto alguns defendem a regulamentação e acreditam que ela pode ajudar o criptomercado, a maioria dos participantes do ecossistema acredita que o Bitcoin deve se manter descentralizado e longe de qualquer controle do estado.

Essa é uma argumentação que possui diferentes fatores, porém, uma pesquisa tentou quantificar qual é a influência da regulamentação do mercado no preço dos ativos digitais. A pesquisa da Research in International Business and Finance focou em cinco categorias de notícias sobre regulamentações. São elas: Políticas contra lavagem de dinheiro, controle de exchanges, regulamentações de securities e criptomoedas com apoio estatal.

O resultado da pesquisa é que, estatisticamente, todas essas notícias tiveram uma correlação com uma queda no preço do Bitcoin. Ou seja, notícias sobre regulamentações são prejudiciais para o criptomercado de forma geral.

As regulamentações, enquanto podem demonstrar sinais de aceitação, no fim são o estado querendo ter controle de algo que nasceu para não ter controle nenhum. Por isso essas notícias podem diminuir o interesse de compra do Bitcoin, consequentemente fazendo os preços esfriarem.

Assim como acontece com as moedas fiduciárias, muitos acreditam que o Bitcoin, se completamente regulamentado, também poderá ser prejudicado consideravelmente por causa de intervenção estatal ou de qualquer outra entidade centralizada.

 

Cotação Ethereum: qual é o preço do Ethereum hoje?

 

O estudo analisou um total de 120 notícias e eventos relacionados à regulamentação das criptomoedas, foram artigos publicados em veículos tradicionais, como o Reuters, Bloomberg, BBC e o Financial Times, no período de 2017 e 2018.

Os pesquisadores então estimaram o efeito direto de cada evento regulatório no preço de 300 criptomoedas, com foco no Bitcoin por causa da sua capitalização de mercado. De acordo com o resultado, quatro das cinco categorias possuem um impacto significante nos preços, com as políticas contra lavagem de dinheiro e regulamentação de securities sendo as mais consistentes.

Curiosamente, as notícias que falam sobre a preocupação do estado com os “riscos” das criptomoedas não parecem ter muito impacto na cotação das moedas analisadas.

As regulações de exchange causaram quedas de preço de cerca de 1.785. Notícias sobre novas políticas sobre a lavagem de dinheiro causaram 2.46% de quedas. As regulamentações de securities foram as que tiveram mais impacto com um total de 2.67% de queda no preço.

Em contraste, as notícias sobre regulamentações mais leves foram interpretadas como notícias positivas pelo mercado e foram correlacionadas a valorizações nos preços.

Com isso, a pesquisa indica que o mercado de criptomoedas valoriza muito mais a liberdade de mercado do que a tentativa de regulamentar e controlar as criptomoedas de qualquer maneira.

Veja também: XRP valorizou 4.000.000% na Coinbase. O que aconteceu?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: