Para a Indonésia as criptomoedas são commodities e negociações serão permitidas nas bolsas de valores do país

Para a Indonésia as criptomoedas são commodities e negociações serão permitidas nas bolsas de valores do país

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Conselho de Supervisão da Bolsa de Futuros da Indonésia (Bappebti), um regulador do mercado de commodities sob o Ministério do Comércio do país, determinou que as criptomoedas são commodities que podem ser negociadas na bolsa de futuros do país.

De acordo com um relatório do Jarkata Post na segunda-feira, o chefe de supervisão de mercado da agência, Dharma Yoga, confirmou a informação e disse que a decisão veio após um período de estudo de quatro meses que examinou a questão.

De acordo com o Yoga, a agência assinou um decreto para formalizar tudo, potencialmente abrindo caminho para o lançamento de um produto futuro de bitcoin na Indonésia.

Enquanto isso, outros regulamentos em torno de exchanges de criptomoedas e impostos relacionados no país também serão revelados pelo banco central do país e sua agência de impostos, disse Yoga.

O banco central, o Banco da Indonésia, sugeriu no final do ano passado que proibiria os pagamentos de bitcoin no país e, posteriormente, afirmou que não reconhece a criptomoeda como um método de pagamento legal. No entanto, não mencionou as trocas de criptomoedas na época.

Yoga indicou ainda que, para preparar uma estrutura regulatória abrangente, a agência está solicitando agora que as plataformas de negociação de criptomoedas apresentem propostas regulatórias.