Os 5 principais candidatos à posição cobiçada do Ethereum após o COVID-19

Os 5 principais candidatos à posição cobiçada do Ethereum após o COVID-19

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

À luz da tensão e incerteza que o coronavírus colocou nas economias globais, um desses 5 concorrentes poderia finalmente reivindicar a posição cobiçada do Ethereum por trás do Bitcoin.

Muitos entusiastas perceberam os benefícios das moedas descentralizadas muito antes que se estabelecessem no resto do mundo. Alguns desses indivíduos passaram grande parte do tempo pesquisando a tecnologia básica na qual o Bitcoin foi construído.

Um jovem programador russo-canadense, chamado Vitalik Buterin, percebeu que a tecnologia blockchain na qual o Bitcoin havia sido construído tinha um enorme potencial para ser usada para muitos outros fins. Buterin propôs inicialmente a necessidade de uma nova linguagem de script que possa facilitar o desenvolvimento de aplicativos na rede Bitcoin.

No entanto, tendo falhado em obter apoio da comunidade, ele começou a construir sua própria plataforma.

A blockchain Ethereum, alimentada por Ether (ETH), permite a implementação de contratos inteligentes imutáveis, o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps) e até o lançamento de novas criptomoedas.

Há muito tempo ocupa o primeiro lugar em termos de capitalização de mercado, mas ao longo dos anos foram criadas várias novas criptomoedas que visam expandir seus casos de usos e recursos, assim como o Ethereum fez com o Bitcoin.

Aqui, examinaremos cinco criptomoedas que podem destronar o Ethereum e reivindicar seu lugar no BTC.

EOS (EOS)

Em 2017, a Oferta Inicial de Moedas (Initial Coin Offering,ICO) da EOS se tornou uma das mais bem-sucedidas na história das criptomoedas. Como o Ethereum, ele permite o desenvolvimento de dApps e a implementação de contratos inteligentes, mas afirma ter uma infraestrutura muito melhor desenvolvida do que seu antecessor.

A EOS foi criada para ser um concorrente direto da Ethereum, com o objetivo de melhorar sua velocidade, custos e escalabilidade.

Desde a sua criação, a EOS usou o mecanismo “Prova de participação delegada” (Delegated Proof of Stake, DPoS), que melhora o protocolo de “Prova de trabalho” (Proof-of-Work, PoW), fornecendo desempenho e incentivando participação, reduzindo a oferta. Ao contrário da EOS, a Ethereum até agora utilizou PoW com eficiência de energia, com a mudança para a aposta originalmente prevista para janeiro deste ano. O prazo foi adiado para uma data posterior. Esse atraso poderia permitir que a EOS passasse para a posição número 2? ¿É hora de comprar eos?

Stellar Lumens (XLM)

Ao contrário da EOS, a Stellar Lumens não foi criada para ser um concorrente direto da Ethereum. As atenções de Stellar são bem fixas no Ripple (XRP). Criada pelo co-fundador da Ripple, Jed McCaleb, a rede Stellar juntamente com sua moeda nativa, Lumens, teria agido de maneira muito semelhante à Ripple com uma distinção clara.

Nos casos em que o Ripple se destina ao uso por grandes bancos e instituições financeiras, o Stellar é voltado para indivíduos, especialmente não-banqueiros, que gostariam de fazer pagamentos diários menores.

Claramente, há uma necessidade da solução fornecida pelo XLM, especialmente em países que sofrem muitas dificuldades. Um maior uso certamente poderia elevar essa moeda para substituir o Ethereum.

Tron (TRX)

Em nossa lista, Tron pode realmente afirmar ter criado uma rede descentralizada, independente e autônoma.

É relatado que o Tron é até 80.000 vezes mais rápido que o Ethereum e é capaz de processar 2.000 transações por segundo, que chegam sem comissão.

Tron é capaz de suportar contratos inteligentes e contratos digitais tradicionais, escritos em Javascript. É essa distinção que provavelmente dá a Tron uma vantagem sobre o Ethereum. O Java já é extremamente popular em todo o mundo e sua compatibilidade aumenta as chances de adoção em massa de uma rede que continua a evoluir.

Cardano (ADA)

Cardano é um dos projetos blockchain mais conhecidos que fazem parte da lista. Ele é um concorrente sério do token que detém o número 2, o Ethereum.

O ADA é o token nativo que alimenta a blockchain Cardano, que como o Ethereum, pode ser usado para distribuir contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps).

Cardano melhorou o modelo Ethereum de várias maneiras e foi desenvolvido usando uma metodologia científica por uma grande equipe de engenheiros e pesquisadores experientes. A rede possui maior escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade do que seu antecessor e, portanto, poderia ter a possibilidade de substituir o Ethereum em um futuro próximo.

O foco de Cardano é a transparência total e a pesquisa acadêmica, que são a principal razão pela qual está incluída neste top 5. Como oportunidade de investimento, a comunidade que lidera o projeto continua a crescer, seus casos de uso aumentam e mantém sua posição como uma das criptomoedas mais valiosas por capitalização de mercado.

Qtum (QTUM)

Qtum é outro concorrente promissor para o título Ethereum. Tecnologia Bitcoin e Ethereum híbridas, na tentativa de obter as melhores peculiaridades de ambas.

Recordando o núcleo fundamental do bitcoin, o Qtum também inclui um nível contábil abstrato que pode facilitar o uso de contratos inteligentes usando uma complexa máquina virtual X86.

Isso basicamente cria uma solução off-layer semelhante à que o Bitcoin esperava alcançar através do SegWit e sua rede lightning. Embora a Qtum continue a melhorar os modelos que a precederam, essa criptomoeda certamente poderia reivindicar a posição número 2 com a atual incerteza do mercado.

Conclusão

Vamos ser sinceros, tem havido muitos aspirantes a desafiantes prontos para suplantar o Ethereum nos últimos anos e, até agora, todos eles falharam em sua tentativa. Ethereum aguenta e continua a evoluir.

Mas o líder de mercado para aplicativos descentralizados e contratos inteligentes não deve ser tão condescendente. Qualquer uma das criptomoedas listadas aqui poderia superar o Ethereum se tivesse o catalisador certo para fazê-lo. Muitos acreditam que o terrível COVID-19, que continua a atormentar nossas vidas, poderia permitir que um desses desafiantes o fizesse.

Nesse caso, seria melhor comprar agora, enquanto seus preços ainda são relativamente baixos.