O sistema de arquivos oficiais do Reino Unido está testando a Blockchain

O sistema de arquivos oficiais do Reino Unido está testando a Blockchain

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O National Archives (TNA), o detentor oficial de registros do governo do Reino Unido, está investigando o uso da blockchain para compartilhamento de registros.

O projeto de pesquisa, apelidado de Arcanjo, está sendo liderado pela Universidade de Surrey e envolve parceiros como o Open Data Institute. Entre outros objetivos, a iniciativa irá explorar até que ponto a blockchain pode abordar questões urgentes relacionadas ao gerenciamento de arquivos.

Em um post publicado na terça-feira, Alex Green, gerente de serviços de preservação digital dos Archives, escreveu:

“Como podemos demonstrar que o registro que você vê hoje é o mesmo registro que foi confiado ao arquivo 20 anos antes? … Como podemos garantir que os cidadãos continuem a ver os arquivos como guardiões confiáveis ​​do registro público digital? Para resolver esses problemas, a Archangel está explorando como podemos saber que um registro digital foi modificado e se a mudança foi legítima, de modo que, em última análise, ainda possa ser confiável como o registro autêntico.”

“Especificamente, o projeto está investigando como a blockchain pode ser usado para conseguir isso”, acrescentou Green.

Como um dos maiores e mais antigos arquivos do mundo, o The Archives é líder no estabelecimento de padrões e melhores práticas no campo. Como tal, o projeto tem como objetivo “proporcionar um impacto vertical a setores específicos dentro do cenário de Arquivos e Instituições de Memória (AMIs), impulsionado através do parceiro de usuário final The National Archives.”

A pesquisa é financiada pelo Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas, que investe mais de £ 800 milhões por ano em campos como matemática, ciência de materiais e tecnologia da informação.