O Santander cria o One Pay FX – um aplicativo de pagamentos globais baseado em blockchain

O Santander cria o One Pay FX – um aplicativo de pagamentos globais baseado em blockchain

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de bicicletas do Santander

Em colaboração com a Ripple, o Santander apresenta o primeiro aplicativo de pagamento internacional do mundo a usar blockchain

No início desta semana, o Santander lançou o One Pay FX, um aplicativo que facilita pagamentos internacionais através do uso da tecnologia blockchain. Em parceria com Ripple, o One Pay FX foi desenvolvido para melhorar o sistema de pagamento herdado, garantindo velocidades de transação eficientes, baixos custos e transparência.

Tradicionalmente, uma transação internacional leva de três a cinco dias com a taxa de câmbio não especificada, deixando especulação e incerteza do valor total para chegar ao destinatário. Além disso, o valor da taxa pode ser desconhecido.

Ed Metzger, diretor de tecnologia da One Pay FX, comentou:

“Os clientes nos disseram que nunca sabiam quanto dinheiro chegaria ao destinatário porque nunca ficava claro qual seria a taxa de câmbio ou que taxas seriam cobradas”, continuou Metzger, “Além disso, não tinham transparência sobre quando o pagamento chegaria. Eles apenas sabiam que levaria de três a cinco dias. Esse tipo de feedback é padrão em todo o setor. Ninguém estava resolvendo o problema.”

Um futuro movido a blockchain

Em termos simples, o blockchain é uma plataforma de contabilidade distribuída e descentralizada. Isso significa que quando as informações são enviadas para o blockchain, elas serão criptografadas usando criptografia e compartilhadas entre todos os usuários do blockchain. Isso resulta em transações à prova de violações e extremamente seguras.

Além disso, quando o blockchain facilita a transação, tudo é automatizado e não haverá terceiros cobrando taxas desconhecidas, na tentativa de criar um processo transparente e seguro.

Em uma publicação feita pelo Team Ripple, eles observaram que o sucesso do aplicativo não se deve apenas à velocidade, custo ou transparência, mas à “experiência fluida e fácil do cliente para usuários móveis”.

Uma curva de 180 graus

Após o lançamento, o aplicativo obteve ótimos resultados. Antes desse aplicativo, as únicas opções dos consumidores eram serviços de remessas com taxas mais altas e pouca transparência. Agora, o comportamento do usuário mudou completamente.

Metzger declarou:

“Eles têm tanta confiança no processo de baixo custo, no mesmo dia, que não é mais um grande negócio enviar dinheiro para o exterior”.

O Santander encerra seu cargo afirmando que o blockchain é uma necessidade básica de todos os bancos, pois fornece segurança, velocidade e transparência proficientes. Atualmente, o One Pay FX é o primeiro aplicativo a fornecer transações internacionais por meio da tecnologia blockchain, mas pode não ser o último.