O presidente do Fed diz que o “Dólar Digital” não substituirá o dinheiro

O presidente do Fed diz que o “Dólar Digital” não substituirá o dinheiro

By Sam Grant - min. de leitura
Muitos dólares juntos

O presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, confirmou que o potencial ‘dólar digital’ não eliminará a necessidade de dinheiro nos EUA

O presidente do Fed, Jerome Powell, esclareceu ontem que a nova moeda digital teria que coexistir com o dinheiro físico se fosse desenvolvida e implementada com sucesso. Ele afirmou que a introdução de uma moeda digital no banco central não significaria a extinção do dinheiro físico, pois este ainda será necessário.

Um relatório recente do Banco de Compensações Internacionais e de um grupo de sete bancos centrais, que inclui o Fed, avaliou a viabilidade dos CBDCs em ajudar os bancos centrais a cumprirem seus objetivos de política pública“, o presidente do Fed revelou em um vídeo pré-gravado que foi destaque em uma conferência de pagamentos realizada em Basel.

O potencial ‘dólar digital’ será integrado ao dinheiro físico sem interromper o sistema de pagamento atual.

“Relevante para o tópico de hoje, um dos três princípios-chave destacados no relatório é que um CBDC precisa coexistir com dinheiro e outros tipos de dinheiro em um sistema de pagamento flexível e inovador.”

Embora o dólar digital tenha sido mencionado na mídia várias vezes antes, ainda não surgiu nenhum desenvolvimento concreto em torno dele.

Powell explicou que a pandemia COVID-19 desempenhou um papel crucial no incentivo à inovação dentro dos governos sobre como lidar e fazer as transações financeiras funcionarem. Ele deu sua avaliação justa sobre o desempenho geral do Federal Reserve, dizendo que havia feito avanços significativos em face de obstáculos.

A crise da COVID trouxe um foco ainda mais nítido [na] necessidade de abordar as limitações de nossos acordos atuais para pagamentos transfronteiriços. E como esta conferência demonstra amplamente, apesar dos desafios deste último ano, ainda fomos capazes de fazer progressos importantes.”

Os comentários do Presidente do Fed sobre o ‘dólar digital’ reiteram as observações feitas por Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, sobre um Euro Digital. No ano passado, Lagarde adiantou que o Euro Digital serviria para complementar e não substituir o dinheiro. Ela também sugeriu que isso ajudaria a posicionar o dinheiro soberano no centro dos sistemas de pagamento em toda a região.

Países como China e Inglaterra estão supostamente trabalhando para desenvolver suas versões de moeda digital, com os primeiros já começando a testar sua moeda digital.