O cofundador da Ethereum pede mudanças por taxas altas

O cofundador da Ethereum pede mudanças por taxas altas

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem da moeda Ether quebrada

Com as taxas do Ethereum em alta, Vitalik Buterin twittou um aviso sobre como essa tendência poderia resultar em um risco de segurança para a plataforma

Com o setor financeiro descentralizado crescendo e o uso da Rede Ethereum em ascensão, as taxas de transação da plataforma aumentaram à medida que o número total de transações atinge valores semelhantes aos de 2018.

A receita das taxas de transação do Ethereum agora é quase tão alta quanto a metade da receita de recompensa em bloco, o que, de acordo com o co-fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, poderia prejudicar a segurança da rede no futuro.

Buterin sugere que a Proposta de Melhoria da Ethereum (EPI) # 1559 poderia potencialmente resolver esse problema alterando as taxas de mercado da cadeia do ETH 1.0.

As taxas de transação estão chegando a 100 Gwei

As taxas de transação do Ethereum já atingiram o valor de 100 Gwei, o equivalente a 0,00000010 ETH, já que personalidades na esfera de criptomoeda como Ryan Sean Adams e Buterin pedem mudanças.

Esse aumento nas taxas já teve um impacto na rede, afetando setores de nicho, como jogos blockchain e Dapps, que viram reduções de atividade. Para jogos em execução na rede, taxas mais altas afetaram modelos de negócios que dependiam de transações de baixo valor e alto volume.

O congestionamento da rede resultou em um aumento no preço do gas de 10 Gwei em junho de 2020, quando aumentou de 30 para 40, apenas para mais do que o dobro no próximo mês e meio.

Buterin se vincula a um artigo da Universidade de Princeton que contesta o conceito de que as mineradoras que são pagas por recompensa em bloco ou taxas de transação não têm nenhum impacto na segurança da blockchain.

EIP-1559: simplificando as necessidades de software e melhorando a eficiência dos preços

A mudança proposta por Buterin e sua equipe substituiria o modelo de taxa do “leilão de primeiro preço” por um mecanismo que ajusta uma taxa básica, dependendo da demanda da rede.

Esse mecanismo permitiria um aumento na capacidade da rede para 16 milhões de gas, com o preço da taxa aumentando após a demanda atingir a marca de 10 milhões. Também permitiria aos usuários de fornecer dicas ao minerador, enquanto a taxa básica seria queimada para impedir que os mineradores manipulassem as taxas.

A implementação dessa mudança seria realizada em duas fases, de acordo com a proposta. A primeira fase consistiria em uma diminuição gradual do gas existente e um aumento do novo gas, enquanto a segunda fase consistiria em não aceitar mais transações anteriores por parte da rede.