O chefe do Banco da Coreia afirma que ativos de criptomoedas não têm valor intrínseco

O chefe do Banco da Coreia afirma que ativos de criptomoedas não têm valor intrínseco

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem de um Bitcoin ao lado de notas de won coreanos

O chefe do Banco da Coreia (BoK), Lee Ju-yeol, apresentou recentemente o argumento de que as criptomoedas não possuem nenhum valor intrínseco

O governador do banco da Coreia, Lee Ju-yeol, estabeleceu que o Bitcoin e outras criptomoedas não têm valor inerente. Ju-yeol prosseguiu dizendo que, embora fosse esse o caso, ele esperava que as oscilações de preço associadas aos ativos digitais permanecessem. As criptomoedas são conhecidas por apresentarem altas flutuações de preço, com o Bitcoin talvez sendo o melhor exemplo.

Nenhum valor intrínseco na criptomoeda

O chefe do Banco da Coreia fez esses comentários ao falar em uma sessão parlamentar na terça-feira.

“Não há valor intrínseco em ativos de criptomoedas”, disse ele aos legisladores.

O governador do banco foi questionado se a recente alta no preço do Bitcoin foi passageira ou não, ao que ele respondeu: “É muito difícil prever o preço, mas seu preço será extremamente volátil”.

Uma proteção ideal contra a desvalorização da moeda

Ju-yeol explicou que havia vários fatores por trás da tendência de alta no preço do Bitcoin e de outras criptomoedas. Ele citou particularmente a injeção de $1,5 bilhão no mercado de Bitcoins pela montadora de veículos EV Tesla como o principal fator para o rali. O executivo do banco também mencionou que o preço do Bitcoin disparou devido à crescente entrada de investidores institucionais que se voltaram para o Bitcoin como uma proteção contra a inflação.

A volatilidade do bitcoin, por um tempo, jogou uma chave no trabalho do varejo, bem como nos investidores institucionais que buscam entrar no mercado de criptomoedas. Essa característica fez com que muitos investidores em potencial recuassem. Como é uma natureza inerente da criptomoeda, é difícil ignorar ou lidar com ela.

A volatilidade também parece afetar outras criptomoedas cujos mercados tendem a seguir o do Bitcoin. A última alta de preços que viu o Bitcoin disparar para um novo preço recorde, por exemplo, e impactou outros tokens como o Ethereum, cujo preço também disparou. Bitcoin foi corrigido fortemente não muito tempo depois de definir um novo ATH – uma retração que viu outros ativos de criptomoedas despencarem.

Progresso na moeda digital

Na semana passada, o Banco da Coreia pediu aos cidadãos que considerassem as moedas digitais do banco central como uma forma alternativa de fiat, em vez de ativos virtuais. O banco disse que os CBDCs precisam de mudanças legais antes de serem lançados. Os relatórios mais recentes da Coreia detalham que o banco está quase concluindo o projeto de um CBDC e deverá conduzir um programa de testes no segundo semestre do ano.