O bilionário Howard Marks admite estar ‘errado’ sobre o Bitcoin

O bilionário Howard Marks admite estar ‘errado’ sobre o Bitcoin

By Sam Grant - min. de leitura
Bitcoins dourados num fundo brilhante

O investidor bilionário é a última figura a mudar de opinião sobre o Bitcoin depois de anos se opondo a ele

O Bitcoin está provando que muitos de seus críticos estão errados a cada dia, e o investidor americano Howard Marks é o último cético a mudar de opinião. O investidor-escritor havia, pela maior parte dos últimos quatro anos, demitido o Bitcoin por não ser real. Ele, entretanto, mudou de idéia e admitiu que sua visão do crypto ativo poderia estar errada.

Howard Marks é o cofundador da Oaktree Capital – uma empresa de investimentos que lida principalmente com títulos em dificuldades. O bilionário reconheceu recentemente que estava se familiarizando com o ativo de criptomoeda em uma entrevista ao Economic Daily da Coreia. Ele explicou ainda que lamentou descrever as criptomoedas como uma “moda infundada” em 2017. Marks disse que suas observações desdenhosas, na época, foram uma “reação instintiva sem informação”.

Devido à sua natureza relativamente volátil, o Bitcoin tem sido freqüentemente criticado e rejeitado por muitos investidores, particularmente aqueles cujos interesses residem em ativos tradicionais. A criptomoeda líder se manteve à tona e floresceu ao longo dos anos, fazendo com que aqueles que a descartaram se arrependessem de sua decisão.

Marks se junta a uma lista crescente de muitos cínicos que também mudaram de opinião, incluindo Michael Saylor e Jim Cramer.

“Talvez eu seja apenas um dinossauro, tecnologicamente atrasado demais para apreciar a grandeza da moeda digital”, disse ele. “Mas, em minha opinião, a capacidade dessas coisas de obter aceitação é apenas mais uma prova da prevalência, hoje, da ingenuidade financeira, de assumir riscos e ilusões”.

O cofundador da Oaktree afirmou que aprendeu a lição para evitar fazer comentários sobre assuntos que não conhece, como fez com o Bitcoin. Marks também comentou sobre sua crença anterior de que os cryptos careciam de valor intrínseco. Embora ele admitisse que estava errado sobre isso também, ele alegou que havia mais do que isso.

“Mas há muitas coisas que as pessoas desejam e valorizam muito e que não têm valor intrínseco. O estoque é fixado pelo software, portanto não pode se expandir muito, ao contrário do dólar, que pode ser impresso em quantidades infinitas. E a demanda está crescendo porque mais pessoas estão interessadas nela.”

Ele admitiu que os investidores que compraram Bitcoin enquanto ele estava sendo negociado a $5.000 ou menos estão procurando ganhar potencialmente mais de dez vezes o valor que investiram.

Os touros do Bitcoin estão atualmente avançando para $60.000, após receber um impulso no meio da semana com o anúncio feito pelo Morgan Stanley.