Nova patente revela que Microsoft pode Criar Criptomoeda com Mineração “Diferente”

Nova patente revela que Microsoft pode Criar Criptomoeda com Mineração “Diferente”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Muitas empresas estão vendo o potencial disruptivo da tecnologia Blockchain e das Criptomoedas, sendo assim empresas como a Microsoft tem investido tempo e dinheiro em criar e inovar tecnologias baseadas nas criptos.

Recentemente a Microsoft registrou uma patente intitulada “Sistema de criptomoeda usando dados de atividade corporal”. A patente fala sobre uma nova criptomoeda que usa dados de atividade corporal para mineração, permitindo que os usuários possam minerar criptomoedas sem precisar de um equipamento de mineração. Este é um método inovador que não foi explorado, mas para a Microsoft pode ser funcional.

Podemos usar a atividade do corpo humano associada a uma tarefa fornecida ao usuário como uma solução para a maneira como as criptomoedas podem ser mineradas. Não faltam exemplos de como usar o corpo humano na atividade de mineração, a grande dificuldade é tornar esses exemplos, funcionais.

Por exemplo, uma onda cerebral ou calor corporal emitido pelo usuário quando se executa a tarefa fornecida por um provedor de informações ou serviços, como exibir anúncios ou usar determinados serviços da Internet, pode ser usada no processo de mineração.

A proposta de mineração que a microsoft quer implementar mudaria de sistemas computacionais responsáveis pela mineração das criptomoedas, para dados gerados com base na atividade corporal do usuário agindo como uma prova de trabalho e, portanto, um usuário pode resolver de maneira inconsciente o problema computacionalmente difícil. 

Toda essa nova maneira de minerar criptomoedas, é algo ainda muito complicado de se entender, mas pode ser a solução para reduzir a energia computacional exigida no processo de mineração, bem como tornar o processo de mineração mais rápido.

De acordo com várias modalidades do pedido de patente da Microsoft, um servidor pode fornecer uma tarefa ao dispositivo de um usuário que é acoplado de forma comunicativa ao servidor. Esse sensor acoplado, ou implementado no dispositivo do usuário pode detectar a atividade corporal do usuário.

Os dados de atividade corporal podem ser gerados com base na atividade corporal detectada no dispositivo do usuário. Um sistema de criptomoeda acoplado de forma comunicativa ao dispositivo do usuário pode verificar se os dados da atividade corporal atendem ou não, em uma ou mais condições definidas pelo sistema da criptomoeda e como recompensa pela atividade o sistema daria criptomoedas ao usuário cujos dados de atividade corporal forem verificados.

Outro exemplo que pode ser aplicado a partir da patente solicitada pela Microsoft, é um processo computacional, ou um sistema de computação ou um produto, tal como um dispositivo ou programa de computador. O programa de computador sendo um meio de armazenamento identificável por um sistema de computador que pode codificar um programa de computador que compreende instruções para executar um processo.

Este resumo é fornecido para introduzir uma seleção de conceitos de forma simplificada, que são descritos mais abaixo. Este resumo não se destina a identificar os principais recursos, nem se destina a ser usado para limitar o escopo do tema analisado.

Para aqueles que não sabem ou entendem muito pouco sobre Mineração de criptomoedas, veja abaixo uma breve explicação.

Mineração de Criptomoedas, uma breve explicação

Uma blockchain é uma estrutura de dados que armazena uma lista de transações e pode ser vista como um livro que registra transações, registrando a origem e o destino. As transações são agrupadas em blocos e cada bloco (exceto o primeiro bloco) refere-se a um bloco anterior ou está vinculado a um bloco anterior. Os recursos do computador (ou nós, etc.) mantêm a blockchain e validam criptograficamente cada novo bloco e as transações contidas no bloco correspondente.

Esse processo de validação inclui a solução computacional de um problema difícil, chamado de “prova de trabalho”. Esse processo é chamado de “mineração”. 

A mineração pode ser um processo aleatório com baixa probabilidade, de modo que muitas tentativas e erros são necessários para resolver um problema computacionalmente difícil. Atualmente por exigir um alto poder computacional e consequentemente a necessidade do funcionamento de muitas máquinas, a mineração exige enormes quantidades de energia.

Conclusão

Não está claro se a nova criptomoeda da Microsoft será baseada na Blockchain ou se a Microsoft planeja criar sua própria estrutura Blockchain, atualmente, quase todas as criptomoedas utilizam a Blockchain.

Vale destacar também que os pedidos de patentes nem sempre significam que algo realmente será criado, então é difícil dizer se a criptomoeda é algo que a Microsoft pode estar realmente interessada em desenvolver.