New York AG pede que Bitfinex e Tether parem mais atrasos

New York AG pede que Bitfinex e Tether parem mais atrasos

By Sam Grant - min. de leitura
Uma foto da Suprema Corte de Nova York

Gabinete do Procurador-Geral de Nova York cansado de atrasos de conformidade relacionados a um pedido de produção de 17 meses da Bitfinex e Tether

Antes de uma reunião entre o regulador e as duas empresas de criptomoeda, John Castiglione, consultor sênior da NYAG, apresentou uma carta solicitando às duas empresas que cumprissem o despacho detalhando informações financeiras nos próximos 60 dias.

A partir deste depósito, o Pedido 354 está em vigor há dezessete meses. Durante esse tempo, os réus produziram documentos “jurisdicionais” (conforme indicado por este Tribunal), mas não conseguiram apresentar as informações essenciais exigidas na ordem. Os atrasos devem parar e os respondentes devem ser orientados a cumprir prontamente “, revelou Castiglione.

O conselho do outro lado, entretanto, argumentou que a Ordem era muito ampla e, para que houvesse progresso, o escopo tinha que ser estreito.

Este caso entre o regulador e as duas empresas (Bitfinex e Tether) tem sido muito longo. Tudo começou em abril do ano passado, depois que o escritório do AG alegou que a Bitfinex havia perdido o acesso a quase US $ 1 bilhão em fundos de clientes.

Joel Cohen, juiz da Suprema Corte do Estado de Nova York, agendou a audiência entre as duas partes para quinta-feira, dia 17. Isso foi seguido pelo envio de um pedido do escritório da NYAG na semana passada para que o escritório reclamou que nem o Bitfinex nem o Tether apresentaram quaisquer documentos.

Castiglione diz que a NYAG exige que todos os documentos relevantes sejam apresentados dentro de dois meses. O escritório da NYAG também está tentando estender uma ordem judicial impedindo o Tether de emprestar fundos à Bitfinex por três meses.

Charles Michael, o advogado que representa a Bitfinex, explica em uma carta que discorda da prorrogação da injunção.

Os fatos supostamente ocultos foram divulgados há 17 meses, período durante o qual os consumidores foram livres para resgatar seus tether sem restrições. Em vez disso, eles optaram por comprar, com a capitalização de mercado do Tether crescendo seis vezes (para mais de US $ 14 bilhões).

De acordo com Michael, o crescimento do Tether em capitalização de mercado mostra a confiança do mercado na criptomoeda atrelada ao dólar. Isso nega a justificativa para prorrogar a ordem judicial.

Os consumidores hoje estão bem protegidos e não precisam da injunção da OAG. A transação de empréstimo supostamente prejudicando as reservas de tether era de mais de 25% do respaldo do tether no momento da liminar, mas, graças aos reembolsos da Bitfinex e devido ao crescimento do tether, o saldo agora é inferior a 4% do suporte de teher“, disse Michael em sua carta.

O advogado também acrescentou que o valor dos ativos da Tether superou o valor emitido do USDT de US $ 160 milhões.