Monero (XRM) vai alterar algoritmo de PoW

Monero (XRM) vai alterar algoritmo de PoW

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os desenvolvedores da criptomoeda Monero estão considerando substituir o algoritmo de Proof of Work, trocando o atual sistema operacional CryptoNight. As informações são do site Ethereum World News.

De acordo com a atualização mais recente, os desenvolvedores do Monero pretendem fazer a transição de seu atual algoritmo de Proof of Work para um novo modelo que utilizará o algoritmo ‘RandomX’.

A transição está sendo feita de acordo com o Arweave, um protocolo blockchain de armazenamento de dados, que será financiado para realizar uma auditoria no novo algoritmo de acordo com um e-mail enviado ao CoinTelegraph.

Antes da transição para o RandomX, os desenvolvedores da Monero contavam com forks regulares da moeda a cada seis meses, para manter a resistência de mineração a circuitos integrados de aplicação especifica (ASIC).

No entanto, a implementação de hardforks regulares causou uma comoção dentro da comunidade Monero, particularmente sobre a questão da centralização. Como apontado pelos membros do GitHub, o ato de conduzir um hardfork exige um certo nível de centralização em uma criptomoeda, que aumenta com o número de forks repetidos.

A Arweave alega que o RandomX fornecerá o benefício de manter a mineração da Monero resistente ao ASIC sem comprometer ainda mais a descentralização da moeda.

A empresa também alega que o novo algoritmo de Proof of Work exigirá menos contribuição do desenvolvedor e tornará a mineração através de unidades de processamento gráfico (GPUs) não competitivas.

Veja também: Candidato presidencial dos EUA quer vencer Trump, apoiando o Bitcoin