Mercado ruim produz criptomoeda “Antifrágil”

Mercado ruim produz criptomoeda “Antifrágil”

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 14 junho 2021

No mês passado um conceituado analista de risco chamado Nassim Nicholas Taleb, que estuda aleatoriedade, probabilidade e incerteza. Falou sobre seu conceito de “Antifragilidade” na conferência LA Blockchain Conference com o CEO da AngelList, Naval Ravikant.

Antifrágil

O que é “Antifrágil”. É algo que experimenta estressores, ataques e outras falhas e usa esses eventos para ganhar força, adaptando-se às forças que agem sobre ele.

O efeito Lindy

O efeito Lindy foi apresentado e discutido no livro Antifragile de Taleb. Para ele a explicação do efeito Lindy é que para um ativo não perecível, a expectativa de vida é proporcional à idade. Isso quer dizer que quanto mais velho esse ativo fica, maiores são as chances de que ele continue existindo. Vale destacar que esse conceito não se aplica a ativos que não se depreciam com a idade. O efeito Lindy não se aplica a um carro, por exemplo.

Por isso o simples fato de uma criptomoeda ter sobrevivido a um ambiente competitivo de caos, estresse e desordem que envolve o sistema financeiro mundial, é uma indicação de valor. Nassin Talebe explica que sistemas frágeis são destruídos com a idade.

O Bitcoin é antifrágil?

Recentemente a antifragilidade começou a ser vista como uma das principais características e pontos fortes do Bitcoin e de outras criptomoedas, sendo uma característica que caracteriza o sucesso das criptomoedas descentralizadas.

Afim de comprovarmos se o conceito de antifragilidade realmente se aplica ao Bitcoin, é necessário enquadra-lo no efeito Lindy. Vejamos:

O Bitcoin é a primeira criptomoeda, nascido em 2008, ele funciona através de uma rede descentralizada e esse é um dos pontos mais fortes da sua antifragilidade, mediante a exposição aos fatores estressantes, choques e volatilidade. Um dos elementos que mais “testa” a antifragilidade do Bitcoin é a volatilidade.

Um ativo volátil é arriscado, significa que em qualquer dia, seu valor pode subir ou descer consideravelmente. O CEO da plataforma MARKET Protocol, chamado Collins Brown disse o seguinte:

“Por que a volatilidade do Bitcoin é ruim? Volatilidade é risco. Algumas coisas arriscadas são boas … O problema surge quando há muita volatilidade ou risco em relação ao uso desejado. As pessoas têm casos de uso diferentes para o Bitcoin. Muitos começam como uma reserva de valor ou o novo método de transação mais popular. Se a volatilidade do preço for muito alta, é difícil utiliza-lo dessa forma. Então o que fazer?”

Um exemplo bem recente sobre como a volatilidade é ruim para um ativo, analisemos o ano de 2017, o preço do Bitcoin subiu de US $ 1.000 em janeiro, alcançou quase os US $ 20.000 em meados do mês de dezembro e depois caiu para cerca de US $ 13.000 no final do mesmo mês. Desde então, o ativo tem se movimentado numa tendência de baixa, o preço subiu e desceu diversas vezes, afetando outras criptomoedas.

Mas mesmo com toda essa desordem, tem crescido o número de pessoas que estão se perguntando se o Bitcoin será uma solução monetária de longo prazo para o atual colapsado sistema fiduciário, isso por que atualmente tem aumentado a necessidade de sistemas econômicos complementares e sustentáveis.

Nassin Taleb tem grandes expectativas em relação ao Bitcoin, mas não descarta que é um investimento de risco, sofre muita influencia externa, isso afeta drasticamente seu preço. O Bitcoin apesar da sua popularidade é um ativo muito novo e muitos por não entenderem seu funcionamento despejam sobre ele muitas críticas, isso não quer dizer que os críticos estão errados, mas que não perceberam o quão disruptiva é essa tecnologia.

“Bitcoin vai passar por dificuldades. Pode falhar; mas então pode ser facilmente reinventado. Em seu estado atual, pode não ser conveniente para transações, não é bom o suficiente para comprar um cafezinho. Pode ser muito volátil para ser uma moeda, por enquanto. Mas é a primeira moeda orgânica. ”-  Nassim Nicholas Taleb,  Bitcoin.

Clique aqui e saiba qual foi o possível motivo para a alta no preço do Bitcoin hoje!

Quer aprender um pouco mais sobre o conceito AntiFrágil? Sugiro acompanhar esse cara: Richard Rytenband!