Libra renova a carteira da Calibra para Novi

Libra renova a carteira da Calibra para Novi

By - min. de leitura
Atualizado 09 junho 2020

A carteira digital Calibra do Facebook agora é Novi e será um aplicativo independente, além de oferecer integração com o Messenger e o WhatsApp

O Facebook anunciou que Calibra, a carteira para armazenar Libra, está sendo renomeada para Novi. O gigante dos mídias sociais disse que a carteira digital será usada para permitir que as pessoas acessem e armazenem Libra.

Em um post de blog anunciando a mudança de nome, o chefe da Novi, David Marcus – que também chefiou a Calibra – disse que a empresa se inspirou na Novi com as palavras latinas “novus” e “via” traduzidas para significar “novo” e “caminho” respectivamente.

Segundo a empresa, a Novi será uma carteira digital independente desenvolvida sob uma nova subsidiária chamada Novi Financial, que funcionará independentemente do Facebook.

“O primeiro produto que a Novi Financial apresentará é a carteira digital da Novi projetada para Libra, um novo sistema de pagamento que é construído com a inovadora tecnologia blockchain“, explicou Marcus.

Ele acrescentou que, como o objetivo é tornar o envio de dinheiro “tão fácil quanto enviar uma mensagem”, a Novi também se integrará aos aplicativos populares Messenger e WhatsApp (ambos de propriedade do Facebook).

Não é apenas uma renomeação de Calibra que o Facebook anunciou. A empresa também redesenhou o logotipo, abandonando o estilo antigo que se tornou um pouco controverso, devido às semelhanças com as de outra empresa.

O novo design é um “novi” simples que mantém o ícone de Libra no que Marcus disse que era para enfatizar o “compromisso do Facebook com a rede Libra”.

Novo logotipo/Novi.com

A carteira Novi vem com os principais recursos desenvolvidos para permitir transferências instantâneas e seguras de dinheiro entre fronteiras. Além disso, os usuários se beneficiarão de um serviço que “não possui taxas ocultas”, revelou a empresa no anúncio.

Estrada esburacada para Libra

O Facebook anunciou Libra em 2019, mas a empresa e o CEO, Mark Zuckerberg, enfrentaram crescente escrutínio regulatório; incluindo audiências no Congresso nos EUA. É provável que seja uma estrada esburacada antes que o mundo pareça que ele enviará e gastará dinheiro via Libra em grande escala que o Facebook provavelmente está buscando.

A Libra Association, que o Facebook formou para governar o lançamento da moeda digital, também viu muitos de seus 28 membros fundadores saírem em meio a preocupações regulatórias. No entanto, apesar de Visa e PayPal deixarem a organização sediada na Suíça, novos membros se uniram para aumentar o número para 27, depois que mais três empresas ingressaram no início deste mês.

O sistema de pagamento Libra está configurado para suportar várias moedas digitais atreladas às moedas fiduciárias, incluindo o dólar americano, a libra esterlina e o euro.

O Facebook não anunciou quando planeja lançar a carteira Novi para Libra. No entanto, a Novi Financial apresentará uma versão inicial da carteira assim que a rede Libra estiver disponível.

A carteira será introduzida em países selecionados após a subsidiária obter aprovação e adquirir as licenças necessárias.