Israel lançará plataforma de empréstimo de valores mobiliários suportada por blockchain

Israel lançará plataforma de empréstimo de valores mobiliários suportada por blockchain

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem da bandeira de Israel

A TASE anunciou que lançará uma plataforma central de empréstimo de títulos apoiada pela tecnologia blockchain

A Bolsa de Tel Aviv (TASE), a bolsa de valores pública de Israel, anunciou que lançará uma Plataforma Central de Empréstimos de Valores Mobiliários, apoiada pela tecnologia blockchain.

Atualmente, o mercado israelense tem seus empréstimos de valores mobiliários realizados por grupos bancários que usam mecanismos internos entre bancos.

Uma plataforma baseada em blockchain poderia oferecer uma plataforma mais eficiente e transparente para o mercado.

Se essa nova tecnologia for benéfica em Israel, ela poderá ser usada em outros mercados que dependem fortemente de contratos OTC entre bancos – como o mercado global de derivativos.

Blockchain pode transformar o mercado de empréstimos de valores mobiliários

A plataforma apoiada por blockchain interromperá o mercado de empréstimos de valores mobiliários em Israel, criando um ecossistema em que as principais instituições financeiras poderão se envolver em empréstimos diretos.

A TASE espera que a plataforma funcione como um balcão único para todas as transações e serviços relacionados às atividades de empréstimo de valores mobiliários; abrindo as portas para um conjunto maior de valores mobiliários dentro de um período mais curto de tempo e posições.

Os membros da bolsa já conseguiram experimentar a plataforma usando um ambiente de teste inicial que acessaram em março, permitindo testar transações de empréstimos e iniciar o processo de adaptar seus sistemas para integrar-se à plataforma assim que entrar em sua fase de produção.

Segurança e transparência extras com blockchain

A TASE está ciente dos benefícios extras de segurança que o blockchain fornece e de sua importância para o futuro dos mercados financeiros. Também está interessado nos benefícios das transações diretas ponto a ponto (P2P) e contratos inteligentes, que simplificarão as transações e automatizarão grande parte do processo.

Todos esses recursos devem beneficiar a plataforma de câmbio, bem como depositários e clientes na forma de custos reduzidos e maior transparência, o que acabará por aumentar o potencial do mercado, pois atrai novos investidores.

Orly Grinfeld, vice-presidente executivo e chefe de compensação da TASE, referiu-se à aplicação da blockchain ao afirmar que “a tecnologia Blockchain apresentará um novo nível de segurança para empréstimos de títulos e apoiará o crescimento de transações baseadas nesta nova plataforma”.