IOTA e Energinet fazem parceria para o futuro da energia na blockchain

IOTA e Energinet fazem parceria para o futuro da energia na blockchain

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

Em um esforço para trazer o ecossistema da energia para mais perto da Internet das Coisas (IoT), a fundação IOTA criou recentemente uma parceria com a Energinet, uma empresa pública da Dinamarca.

As duas companhias assinaram um acordo para cooperar e estudar o uso do IOTA no mercado de energia e nos segmentos da IoT. A Energinet é uma empresa pública que pertence ao Ministério de Energia, Utilidades e Clima. Entre suas principais funções estão distribuição de energia elétrica e gás.

A empresa tem explorado o uso das tecnologias de ledger distribuído (DLT) há um tempo com o objetivo de acelerar a aceitação da energia limpa. Eles agora querem explorar a Tangle, uma das soluções criadas pela IOTA.

A IOTA Tangle foi desenvolvida especificamente para o futuro da Internet das Coisas, usando o poder das tecnologias de ledger distribuída. A Energinet já tinha feito diversos testes em soluções distribuídas, mas agora quer testar o potencial da integração com a Internet das Coisas para o mercado da energia elétrica.

Sobre a parceria, a fundação IOTA escreveu:

“A Energinet e a IOTA vão explorar e testar os possíveis usos do IOTA na criação de novos produtos e serviços do sistema de energia centrados na IoT para acelerar a transição para energia limpa. Por exemplo, a tecnologia poderá ser usada para fazer bombas de calor ou veículos elétricos utilizarem a energia elétrica quando tiver energia limpa como fornecimento principal.”

A colaboração entre as duas empresas também inclui o desenvolvimento de serviços adjacentes à indústria de energia elétrica como prédios, mobilidade e até cidades automatizadas.

As duas companhias vão trabalhar em provas de conceitos destes produtos. O desenvolvedor de mercado da Energinet, Andre Bryde Alnor, disse que eles precisam criar uma ponte entre a tecnologia de IoT com os sistemas de energia centralizados da Europa, tanto no nível residencial quanto no industrial.

O diretor de desenvolvimento de negócios da IOTA, Wilfried Pimenta de Miranda, acrescentou que eles estão animados em catalisar o trabalho da empresa dinamarquesa e criar um ecossistema colaborativo juntos.

Veja o novo malware para MAC que rouba criptomoedas!