Investidores no projeto TON encerrado do Telegram contemplam ações judiciais contra a empresa

Investidores no projeto TON encerrado do Telegram contemplam ações judiciais contra a empresa

By - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou esta semana que o projeto TON havia sido encerrado; agora, os investidores que participaram da ICO de US $1,7 bilhão da empresa estão processando a empresa

Investidores no projeto TON do Telegram, que gastaram US $1,7 bilhão em massa para o desenvolvimento da plataforma blockchain, agora estão pensando em uma ação judicial, informa a CoinDesk.

Segundo a publicação, a raiva dos investidores não é apenas a decisão repentina de interromper o projeto TON, mas as opções que o Telegram lhes dera antes da infeliz mudança de eventos.

Antes do Telegram, o CEO Pavel Durov surpreendeu muitos ao anunciar o fim do projeto; a empresa havia dito aos investidores para escolher uma das duas ofertas: um pagamento imediato de 72% ou emprestar seu investimento à empresa e recuperar 110% em 2021.

Os investidores americanos foram aconselhados a aceitar o pagamento, especialmente depois que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) iniciou uma ação legal.

Em uma batalha judicial que viu o regulador acusar o Telegram de oferecer segurança não registrada por meio de seu token Gram, a SEC emergiu como vitoriosa. Isso ocorreu depois que um tribunal dos EUA proibiu o Telegram de lançar o TON e distribuir os tokens “em qualquer lugar do mundo”. O chefe do Telegram disse que foi o veredicto do tribunal dos EUA que “impediu o TON de acontecer”.

Um dos investidores disse ao CoinDesk que “[eles] estavam considerando entrar com uma ação judicial” porque os US $405 milhões do Telegram no projeto TON “não receberam nada dos investidores”.

Segundo Vladimir Smerkis, pelo menos metade dos que investiram no projeto provavelmente entrará com ações contra a empresa.

“… as pessoas estão infelizes e planejam recuperar o dinheiro e depois processar …”, acrescentou.

Alguns investidores se comprometeram a ficar com o CEO do Telegram, Pavel Durov “até o fim”. No entanto, o fim que eles imaginavam não era o que Durov anunciou quando desistiu.

A publicação também cita três outros indivíduos sem nome, dizendo que os investidores estavam ativamente buscando litígios contra o Telegram. Um desses indivíduos indicou claramente que os investidores de TON dos EUA, da Europa e da Rússia buscariam vias legais de compensação.

Um representante de um fundo de risco da Europa Oriental sugeriu que os processos seriam porque o pagamento de 72% não fazia sentido para muitos investidores, que esperavam dois anos por retornos.

“É melhor perder o dinheiro completamente”, disse o indivíduo.

Um gerente de fundos dos EUA confirmou o fato de que vários investidores do TON baseados nos EUA estavam prontos para processar o Telegram.

Se eles vencem ou não, os tribunais decidem, mas o administrador do fundo mantém os investidores americanos no TON do Telegram “processando”.

Os problemas do Telegram ocorrem quando o Libra do Facebook, outro projeto ambicioso de criptografia, diminui à medida que os reguladores de todo o mundo expressam suas preocupações.