Indicador de “medo do Bitcoin” aponta medo extremo

Indicador de “medo do Bitcoin” aponta medo extremo

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

O “indicador de medo e ganância” é um medidor do quanto os investidores estão se sentindo otimistas ou pessimistas em relação ao criptomercado. No último dia 14 o indicador atingiu uma alta histórica de “medo extremo”.

Agora que o preço do Bitcoin parece estar se consolidando em uma tendência de queda no gráfico geral, os investidores menos acostumados com o criptomercado voltaram a se questionar sobre a segurança do ativo digital.

Os muitos fatores que estão reduzindo o preço do Bitcoin no momento são o que as pessoas não entendem completamente, principalmente quando se fala da maioria dos investidores retalhistas.

A verdade é que esse ciclo particular de medo é algo que já foi visto antes.

O índice de medo e ganância do Bitcoin é um reflexo do sentimento do mercado no setor das criptomoedas.

Atualmente, o índice de medo do Bitcoin é de 13, o valor mais alto na história da medição.

Isso é indicativo de medo extremo exibido atualmente pelos participantes do mercado.

Atualmente, o Bitcoin está sendo cotado a US$10.369. O preço alcançou esse valor após uma série de correções que deixaram o Bitcoin abaixo os US$10.000 no início da quinta-feira.

Se analisarmos a relação entre a queda recente no preço e o índice de medo recentemente alcançado, podemos entender que o índice está diretamente ligado com momentos de alta volatilidade.

Sendo assim, esse não é um indicador de falhas fundamentais no Bitcoin em si, ou que a criptomoeda se tornou menos confiável durante os últimos dias.

Medo extremo do Bitcoin, isso é ruim?

O índice demonstra que os investidores estão desanimados com o ativo como forma de obter lucro.

Os dados analisam diferentes tipos de informações para determinar o sentimento do mercado. Esses elementos são: volatilidade, momentum/volume, redes sociais, pesquisas de opinião, dominância e pesquisas no Google.

Curiosamente, o próprio site destaca que o indicador de medo extremo não é necessariamente um momento ruim para o mercado.

Segundo o Alternative.Me:

“O medo extremo pode ser um sinal de que os investidores estão muito preocupados. Esse pode ser um momento de oportunidade de compra.

Quando os investidores estão muito gananciosos, isso quer dizer que o mercado está para sofrer uma correção.”

Na semana passada o indicador marcava 60 pontos, pouco tempo depois de uma série de correções.

Portanto, podemos estar diante de uma boa oportunidade de compra. Porém, vale a pena mencionar que não estamos incentivando nenhum investimento! Realize sempre a sua própria pesquisa.

Veja também: Mercado Livre não proíbe venda de Bitcoin, mas muda cláusulas para vendedores

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: