HomeIDAX admite golpe de CEO que roubou dinheiro de clientes

IDAX admite golpe de CEO que roubou dinheiro de clientes

Melissa Eggersman

Em uma história que lembra o escândalo da QuadrigaCX, a plataforma de negociação de criptomoedas, IDAX Global, não tem idéia de onde está seu CEO, além disso, para piorar a situação, o figurão sumiu com as chaves de acesso para as cold wallets da companhia.

Curiosamente, essa situação aconteceu justamente em uma semana que tem sido uma época bem turbulenta para as exchanges de criptomoedas de todo o mundo. Primeiro temos a Upbit que revelou um hack de US$50 milhões, a IDAX que está com possíveis graves problemas.

Já aqui no Brasil temos a 3xBit que cada dia mais parece estar enrolada com seus saques atrasados e clientes insatisfeitos enquanto a Atlas entrou em uma crise externa e interna ao demitir quase 100 funcionários de uma única vez, justamente um dia antes do pagamento do salário e do 13º.

Esses últimos dias não tem sido nada fácil para a IDAX. Mas, com certeza, tem sido bem pior para os seus clientes que acabaram de sofrer um golpe. Como mostramos aqui no Guia do Bitcoin, a IDAX vem sendo acusada pelos usuários por vários problemas, principalmente os atrasos em saques.

E enquanto é normal algumas plataformas atrasarem pedidos de retiradas, a gente sabe muito bem que esse é um dos principais sinais de que algo está muito errado.

Assim que uma plataforma começa a atrasar os pagamentos, não demora para que problemas maiores comessem a ser revelados.

Usuários irritados com os problemas de saques fizeram uma campanha para exigir uma resposta do que estava acontecendo.  No dia 24 de novembro, eles finalmente conseguiram uma. A IDAX atribuiu os problemas ao aumento dos pedidos de retirada, declarando:

O canal que é usado para a retirada da moeda principal está em um estado de congestionamento. Então, no mesmo dia, a empresa encerrou as operações na China.

Como se as coisas não pudessem piorar, o IDAX Token (IT) despencou, literalmente caindo para zero.

 

Preço do Ethereum hoje!

 

Compreensivelmente, a especulação de um golpe de saída estava começando a envolver a exchange. Circularam rumores do CEO, Lei Guorong, supostamente aplicando um golpe de saía, fugindo com o dinheiro de todo mundo. Citando fontes próximas ao CEO, a mídia de notícias sobre criptomoedas chinesa destacou que  os fundos dos usuários podem ter sido apropriados por Guorong:

“Os ativos podem estar perdidos e o CEO estar escondido. Entre os funcionários, ninguém sabe sobre o paradeiro dele, exceto o confidente do chefe que está se conectando através de canais externos.”

Agora, graças à pressão exercida por seus investidores descontentes, a IDAX finalmente admitiu a suposta verdade. O CEO se foi e ele está com os únicos acessos às carteiras da corretora.

A IDAX esclareceu as notícias do desaparecimento de Guorong por meio de um “anúncio urgente”:

O CEO da IDAX Global desapareceu por causas desconhecidas e as equipes e funcionários da IDAX Global ficaram sem contato com o CEO. Por esse motivo, o acesso ao Cold wallet, que é armazena quase todos os saldos de criptomoedas na IDAX, foi restrito; portanto, o serviço de depósito/retirada não pode ser fornecido.

Essa afirmação provavelmente não acalmará muitos medos, especialmente devido à maneira obscura pela qual a bolsa foi conduzida nos últimos meses.

Veja também: Navegador Brave atinge 40 milhões de downloads no Android

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

 

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.