Hotspot do criador do Napster terá sistema baseado em blockchain, promete conectividade a grandes coberturas

Hotspot do criador do Napster terá sistema baseado em blockchain, promete conectividade a grandes coberturas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Imagem relacionada

A partir da base de registro de informação descentralizada como medida de segurança, como propõe a blockchain, pode-se criar grandes oportunidades de negócios para as empresas. 

Shawn Fanning cria empresa de hotspot, Helium, baseado em blockchain

Helium é a mais nova empresa tecnológica de Shawn Fanning com dispositivos de hotspot, que é um determinado local onde uma rede sem fio (Wi-Fi) está disponível para ser utilizada, tendo como base a blockchain como programa de incentivos.

Fanning é criador do programa de streaming que mudou a indústria da música, o Napster, ele ainda criou várias startups e foi investidor-anjo do Uber, e agora com o Helium ambiciona ajudar a conectar áreas grandes.

Um Helium Hotspot fornece conectividade sem fio à Internet, sendo que um nó por si só cobrirá cerca de 1/50 a 1/150 de uma cidade, de acordo com a pesquisa da empresa, disponível no blog da Helium.

Helium é uma rede de wifi público, descentralizada e alimentada por colaboradores individuais que controlam seus roteadores e pode até ganhar pela transmissão de dados na sua região. 

Essa tecnologia, se der certo, pode ajudar muitas pessoas que moram em áreas muito afastadas e cuja cobertura de internet não consegue chegar.

Como funciona o Helium

O mecanismo de mineração dos hotspots dentro do blockchain é muito menos intensivo em energia do que algoritmos consensuais tradicionais usados ​​para blockchains, como prova de trabalho. A mineração funciona verificando a legitimidade de outros nós usando um protocolo de “Prova de Cobertura”, que supostamente não consome mais energia do que uma lâmpada LED.

Será possível usar os sensores Helium como sensores de fumaça ou calor para prevenir incêndios florestais, rastreamento de animais de estimação ou até mesmo evitar roubo de bicicleta.

Até o momento do lançamento, os Hotspot só estão disponíveis para compra em Austin, Texas, mas a cobertura nacional está planejada para o próximo semestre de 2019 e futuramente, a empresa ampliará suas vendas globalmente. 

Fonte: Cointelegraph

Leia mais: Lançamento da rede de teste do Ethereum 2.0

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: