HashStacs vai desenvolver blockchain para rastrear participações de investidores

HashStacs vai desenvolver blockchain para rastrear participações de investidores

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de conceitos abstratos de blockchain e fintech

O HashStacs, com sede em Cingapura, anuncia parceria com a Bursa Malaysia Berhad para o desenvolvimento do Project Harbor

O Project Harbour está focado em oferecer ao Central Securities Depository (CSD) da Bursa Malásia uma alternativa para facilitar o crescimento – como discutido em um comunicado de imprensa da Bursa Malásia.

A plataforma baseada em blockchain permitirá a tokenização de títulos para permitir que os investidores rastreiem suas participações e automatizem o movimento de fundos e valores mobiliários; aumentando a liquidez e o serviço de ativos para o mercado.

Isso é feito permitindo que os bancos participantes e a bolsa compartilhem com segurança uma única fonte de dados confiável – devido à imutabilidade percebida do blockchain.

O projeto está sendo desenvolvido com a ajuda do HashStacs e será usado no mercado offshore da Labuan, na Malásia, em colaboração com a Labuan Financial Exchange (LFX) da Bursa Malaysia para registrar dados usando a tecnologia de contabilidade distribuída.

Várias entidades financeiras estão envolvidas

Datuk Muhamad Umar Swift, CEO da Bursa Malaysia, disse isso no Project Harbor:

“O POC realizado em parceria com a Hashstacs apresenta uma oportunidade para fornecer uma valiosa experiência de aprendizado para construir conhecimento e obter insights que nos permitirão aumentar o mercado de títulos. O POC visa aumentar a eficiência operacional, reduzindo o custo das operações e o custo da emissão de títulos.”

Ao usar a plataforma tridente da HashStacs, os membros da parceria gerenciarão o gerenciamento de ponta a ponta do ciclo de títulos tokenizados.

Os outros membros do esforço de colaboração são a Comissão de Valores Mobiliários da Malásia, a Labuan Financial Services Authority, o CIMB Investment Bank Berhad, o Maybank Investment Bank Berhad e o China Construction Bank.

HashStacs não é novo na Ásia

As notícias desta parceria chegam em um momento em que organizações oficiais na Ásia demonstram um interesse crescente na tecnologia Blockchain, com a HashStacs participando da fase 5 do Projeto Ubin da Autoridade Monetária de Cingapura (MAS).

O diretor administrativo da HashStacs, Benjamin Soh, disse que:

“O HashStacs desenvolverá uma solução blockchain para emitir serviço, comércio e títulos claros na plataforma. A criação de um ecossistema em todo o setor permitirá uma solução completa na originação, manutenção, negociação, compensação e liquidação, permitindo que a Malásia tenha potencialmente a vantagem de ser pioneira na atração de listagens de títulos regionais e internacionais.”

Com o Project Harbor e o Project Ubin permitindo a exploração e aproveitamento de oportunidades apoiadas pela tecnologia blockchain e tokenização de ativos, o mercado asiático está mostrando um grande potencial para desempenhar um papel na adoção em massa do blockchain.