Hangzhou lança selos eletrônicos via blockchain do Ant Group

Hangzhou lança selos eletrônicos via blockchain do Ant Group

By Nicholas Say - min. de leitura
Selo holográfico digital chinês

As empresas em Hangzhou agora podem acessar seus selos eletrônicos através do blockchain Ant.

Na semana passada, a China implementou um sistema de selo eletrônico que usa a blockchain do Grupo Ant – selos de empresas, que são parte integrante do mundo corporativo chinês. O selo representa o negócio e dá um poder considerável a quem o detém.

Um selo é obrigatório para qualquer empresa operar, pois é usado para assinar contratos, cartas oficiais da empresa e quaisquer documentos legais. A integração dos selos da empresa no blockchain é um grande passo em frente para esse tipo de tecnologia na China.

Indivíduos com intenção maliciosa podem forjar ou obter o selo ilegalmente e, finalmente, representar a empresa, agindo em seu nome. O selo eletrônico foi introduzido em 2015 e foi inicialmente regulamentado livremente, revelando uma enorme vulnerabilidade à falsificação.

Qual o papel do blockchain?

Com a implementação da tecnologia blockchain, os selos são encriptados e podem ser acessados apenas por indivíduos autorizados. Portanto, eles são praticamente invioláveis – e as preocupações anteriores com segurança são abordadas diretamente.

A tecnologia Blockchain pode resolver muitos dos problemas enfrentados pelos processos corporativos tradicionais, reduzindo uma quantidade esmagadora de papelada e mão de obra com o mínimo de erro humano.

Recentemente, foi relatado que a implementação da tecnologia blockchain em Pequim eliminou até 40% da papelada e acelerou a recuperação econômica da crise do Covid-19.

Atualmente, a plataforma de selo blockchain está disponível apenas para empresas com sede em Hangzhou e essas empresas devem obtê-las através de portais governamentais ou Alipay.

Parte de uma agenda nacional

Em 2019, o presidente Xi Jinping apresentou o desenvolvimento de blockchain como uma das forças motrizes dos avanços tecnológicos chineses. Desde então, seu desenvolvimento e uso têm sido proeminentes no país.

O sistema de selo blockchain é um passo positivo em direção a uma China amplamente integrada, com Pequim relatando até 140 serviços governamentais em operação com blockchain integrado.

Se o selo blockchain for bem sucedido, haveria uma aplicação do sistema em todo o país. A China está considerando licenciar essa tecnologia para seus países asiáticos vizinhos, que usam sistemas de selos físicos semelhantes.

Uma questão que a China pode enfrentar é o baixo nível de confiança que muitos de seus vizinhos têm no PCCh e na tecnologia chinesa. As nações expostas ao sul da China enfrentaram assédio implacável por interesses chineses, tanto públicos quanto privados, e isso poderia impedir a China de vender sua tecnologia para outras nações.