Home“Halving”: Qual será a influência desse evento no preço do Bitcoin?

“Halving”: Qual será a influência desse evento no preço do Bitcoin?

Ruchi Gupta

imagem de um bitcoin cortado ao meio simbolizando o halving

A maioria dos entusiastas está ciente de que em pouco menos de um ano o Bitcoin passará por um “halving” um evento de redução de recompensa por mineração, quando o prêmio por bloco minerado será reduzido em 50%. Atualmente quando um minerador minera um bloco de Bitcoin, ele ganha 12,5 bitcoin, após o halving esse prêmio cairá para 6,25 bitcoins.

Tem acontecido muitos debates sobre o efeito que esse evento terá sobre o preço do Bitcoin. Muitos estão otimistas de que tal acontecimento elevará os preços, outros estão preocupados com o fato de que esse evento de “corte” será de nenhum impacto.

Halving – Oferta e Demanda

A cada quatro anos, a recompensa por cada bloco extraído na blockchain do Bitcoin é reduzida pela metade. Isso reduzirá significativamente a quantidade de novos Bitcoins entrando no mercado. O consenso geral entre a maioria dos analistas é que o preço do Bitcoin aumentará em resposta a esse evento. Nem todos tem a mesma opinião, mas parece que todos acreditam que essa redução é uma coisa boa para o preço, baseado no princípio básico de mercado, oferta e demanda:

Por essa lógica, parece razoável que o preço do Bitcoin suba de acordo com a redução da oferta. Vale destacar que isso foi o que aconteceu nos ciclos anteriores do mercado. Os últimos dois halving que ocorreram, fizeram o preço disparar:

O Halving e o preço

Muitos traders no twitter estão bem cientes deste fato, e estão tentando espalhar a notícia de uma forma que seja fácil para qualquer um entender, mesmo para aqueles que realmente não sabem nada de gráficos:

Outra conhecido entusiasta, Anthony Pompliano, também apoia a afirmação de que o halving levará as instituições a comprarem criptomoedas, após a próxima redução de recompensas:

A análise mais impressionante sobre esse evento vem do analista planB que divulgou no Twitter que, após o próximo halving, a capitalização do Bitcoin será de mais de US$ 1 trilhão, e o preço por Bitcoin em cerca de US$ 55.000:

É importante notar que uma análise sobre o preço do Bitcoin baseado na ação histórica, não pode ser considerada como 100% como confiável, o Bitcoin é um ativo muito recente e esta será apenas a terceira vez que acontecerá um halving na breve história do Bitcoin. Dois pontos de dados anteriores não representam exatamente um padrão, e ninguém pode afirmar que o mercado evoluiu desde a última alta.

Isso nos leva a algumas previsões mais conservadoras. Embora não seja possível encontrar alguém que afirme que o preço cairia depois do halving, nem todos concordam que esse evento desencadeará uma super valorização do Bitcoin. Alguns analistas apontaram algumas diferenças fundamentais entre esse ciclo de mercado e os dois últimos. Eles defendem que o atual mercado de criptomoedas não é tão pequeno quanto antes, e isso pode afetar o comportamento do preço.

Na verdade, alguns analistas perceberam que nos últimos halvings, a porcetagem de alta foi notavelmente menor:

Um artigo da Bloomberg que explora esse assunto, cita Gil Luria da DA Davidson & Co, ele diz o seguinte:

“Como esses eventos são conhecidos com bastante antecedência, é improvável que eles tenham qualquer impacto sobre o preço do Bitcoin … Há vários fatores que afetam o preço do Bitcoin, mas esse não deve ser um deles.”

No geral, ninguém está afirmando que o halving será uma coisa ruim para o preço do Bitcoin. Em grande parte, a questão parece ser se o preço subirá rápida ou lentamente, se irá subir antes, imediatamente após ou bem depois do halving. Até que isso aconteça, simplesmente não podemos dizer se a história se repetirá. Enquanto isso, os analistas continuarão procurando pistas sobre como tudo isto vai afetar o preço do Bitcoin.

Veja também: Bug na Kraken permitiu “arbitragem infinita”

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.