Governo tailandês testa blockchain para combater fraude fiscal

Governo tailandês testa blockchain para combater fraude fiscal

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Uma agência do governo na Tailândia está testando a tecnologia blockchain como meio de rastrear pagamentos de impostos sobre valor agregado (IVA) no país.

De acordo com um relatório do Bangkok Post, o Departamento de Receitas da Tailândia está considerando a implementação do blockchain para evitar pedidos fraudulentos de reembolso do IVA no país.

Ekniti Nitithanprapas, diretor-geral do Departamento de Receita, disse que o blockchain ajudaria a verificar as faturas de IVA e, por sua vez, eliminaria qualquer coisa que não fosse genuína. A agência também planeja explorar outras tecnologias emergentes, como machine learning, inteligência artificial e Big Data para evitar a evasão fiscal e a fraude.

A notícia vem depois de um movimento semelhante por uma autoridade fiscal na China em maio. Na época, o Shenzhen National Taxation Bureau fez uma parceria com a gigante da internet Tencent para usar blockchain na luta contra a evasão fiscal.

O projeto teve como objetivo criar uma fatura digital em uma plataforma blockchain como prova de compra de bens e serviços, novamente com o objetivo de combater faturas falsas e melhorar o processo de supervisão.

A Tailândia está começando a abraçar a tecnologia blockchain em outras áreas também. Em junho, o Banco Central do país disse que estava realizando um teste de sua própria criptomoeda, com o objetivo de tornar as transações interbancárias mais rápidas e baratas.

Em julho, uma organização auto-reguladora chamada Tailândia Bond Market Association disse que estava desenvolvendo um sistema de blockchain privado para acelerar a liquidação de títulos corporativos no país.