Governador do banco inglês quer criptomoeda global

Governador do banco inglês quer criptomoeda global

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

A declaração de Mark Carney foi dada na última sexta-feira (23), e ouvida com atenção pelo mercado e investidores do mundo todo. Durante sua presença no simpósio internacional do Federal Reserve, ele falou sobre a ideia de substituir o dólar norte-americano como principal ativo mundial por uma criptomoeda global, como a Libra do Facebook. Suas ideias também abrangem a possibilidade de implementar pagamentos digitais como possibilidade para economia mundial.

Declarações interessantes de Carney

Entre os principais tópicos abordados pelo governador do Banco da Inglaterra se destacaram o Brexit, as tensões em meio à guerra comercial de EUA e China e o enfraquecimento da economia global. De acordo com ele, o sistema monetário internacional precisa de novas perspectivas, e sugeriu o uso de novas tecnologias para criar um ambiente melhor e mais competitivo a ele.

Dentro deste contexto, uma das ideias mais importantes de Carney foi a sugestão de criar uma criptomoeda global como valor monetário dominante. Ele falou a respeito do tema trazendo a ideia de realizar transações para todos os países dentro do criptomercado. Exemplificando as futuras operações comerciais que o Facebook realizará com a libra, o governador sugeriu implementar a ideia de pagamentos digitais no futuro da economia mundial.

Reflexos da ideia do governador para o criptomercado

Esta não é a primeira vez que Mark Carney sugere o uso de uma criptomoeda como ativo dominante dentro da economia mundial. E embora em um primeiro momento isto pareça não impactar o criptomercado, pode acabar fortalecendo. Mesmo que os últimos dias tenham sido ruins para o Bitcoin, outras moedas digitais apresentaram fortes altas, sobretudo no momentos mais recentes. Isto pode dar indicativos de que a ideia do governador impulsione estes ativos.

Há fatores que já estão influenciando de forma de forma indireta o criptomercado, sobretudo o Bitcoin, por ser seu ativo mais forte. Neste sábado (24) o presidente Donald Trump declarou novas sanções contra a China. Isto deve resultar em mais um capítulo da guerra comercial entre os dois países. Consequentemente, a tendência natural é de os investidores enxerguem o BTC como um porto seguro, fazendo com que seu valor ganhe um novo impulso.

O panorama do momento

Depois de uma sequência de dias de instabilidade e quedas para o Bitcoin, parece que está ocorrendo uma reversão em seus valores. Os esforços do criptomercado fizeram com que o ativo voltasse para a casa dos cinco dígitos. No momento sua cotação está na casa dos 10.100 dólares, e será preciso esperar para ver o que acontecerá nos próximos dias com relação ao seu preço. Até lá, os investidores devem reforçar a sua precaução.

Fonte: Bitcoinst.

Veja também: Hacker é condenado a devolver R$4.3 milhões em criptomoedas

 Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: