Gigante de mineração Bitmain encerra suas atividades em Israel

Gigante de mineração Bitmain encerra suas atividades em Israel

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A gigante de mineração de criptomoedas Bitmain está fechando a Bitmaintech Israel, um centro de pesquisa e desenvolvimento na área do blockchain  fundado em 2016 no país.

Segundo o noticiário local Globes, a empresa chinesa estaria demitindo seus 23 funcionários que compõem o centro, que também era parte importante no desenvolvimento do projeto mais recente de Inteligência Artifical da empresa, o Sophon.

No início deste mês, o governo de Israel apertou o cerco para a cobrança de impostos sobre as operações com criptomoedas, considerando-as na categoria de ativo financeiro estando sujeitas a 25% de imposto.

Tal fato ocorreu quando as autoridades da receita do país começaram a investigar contas bancárias, fiscalizando um número alto de residentes que ocultavam seus ganhos advindos do mercado de criptomoedas.

O vice-presidente de vendas e marketing internacional da Bitmain, Gadi Glikberg, que também é chefe de filial sediada no país, associou o encerramento dos negócios ao bear market enfrentado pelo mercado no último ano:

“O mercado de criptografia sofreu uma reviravolta nos últimos meses, o que forçou a Bitmain a examinar suas atividades em todo o mundo e reorientar seus negócios de acordo com a situação enfrentada atualmente.”

Além disso, a gigante chinesa já enfrenta dois processos, sendo um deles uma ação coletiva de 5 milhões de dólares devido a mineração não autorizada na Califórnia e o mais recente, uma acusação de utilizar práticas fraudulentas para manipular a rede do Bitcoin Cash a seu favor, junto de Roger Ver.

Continue lendo também: Como a Blockchain e a Inteligência Artificial podem se unir para ajudar o mundo?