França quer lançar projeto de criptomoeda em 2020

França quer lançar projeto de criptomoeda em 2020

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Banco Central da França planeja criar um projeto piloto para uma moeda digital do Banco Central (CBDC) para instituições financeiras em 2020, como noticiou o CoinTelegraph.

François Villeroy de Galhau, governador do Banco da França, anunciou que o banco começará a testar o projeto do euro digital até o final do primeiro trimestre de 2020, segundo a publicação da financeira francesa Les Echos no dia 4 de dezembro.

O Banco da França confirmou a notícia no Twitter, observando que o anúncio foi feito em uma conferência organizada por dois grandes reguladores financeiros franceses, a Autoridade Francesa de Supervisão e Resolução Prudencial e a Autorité des marchés financiers.

Segundo o relatório, o piloto digital do euro terá como alvo apenas os participantes do setor financeiro privado e não envolverá pagamentos de varejo feitos por indivíduos físicos. Villeroy notou que uma moeda digital para clientes de varejo estaria sujeita à vigilância especial.

Conforme relatado pela Les Echos, a iniciativa pretende fortalecer a eficiência do sistema financeiro francês, garantindo confiança na moeda.

Além disso, o projeto visa afirmar a soberania da França sobre iniciativas privadas de moeda digital, como a stablecoin Libra do Facebook, segundo Villeroy.

Esse é um dos impactos que a Libra trouxe para o setor financeiro como um todo. Ao ameaçar a soberania de várias moedas estatais, muitos países tiveram que correr contra o tempo para lançar os seus próprios projetos.

 

Preço do Ethereum Hoje!

Nesta quarta-feira a China informou que tinha completado o desenvolvimento da sua criptomoeda estatal.

A posição de Villeroy se alinha às declarações anteriores do ministro das Finanças francês Bruno Le Maire, que argumentou que os reguladores não podem permitir o lançamento da Libra em solo europeu devido a preocupações de soberania monetária.

Segundo alguns relatos, a França liderou o esforço anti-Libra ao lado da Alemanha, Itália, Espanha e Holanda.

De acordo com um tuíte do Banco da França, seu governador enfatizou que a França deveria se tornar o primeiro país do mundo a emitir um CBDC e fornecer um modelo exemplar para outras jurisdições. Ele declarou o seguinte:

“Vejo o interesse em avançar rapidamente no desenvolvimento de pelo menos uma moeda digital do Banco Central para ser o principal emissor globalmente e obter os benefícios associados ao fornecimento de uma moeda digital exemplar.”

Porém, o que alguns especialistas argumentam é que a maioria dos bancos centrais estão se concentrando no lançamento de suas próprias criptomoedas, ao invés de adotar o as tecnologias já existentes, como o Bitcoin.

As criptomoedas estatais estão sujeitas aos mesmos erros da moeda fiduciária. Por isso, caso os projetos centrais fracassem, eles vão ter gastado muito dinheiro para não chegar a lugar nenhum.

Veja também: CEO da Bakkt se torna senadora dos Estados Unidos

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: