Forte Labs propõe blockchain para negociação de itens em plataformas de jogos

Forte Labs propõe blockchain para negociação de itens em plataformas de jogos

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de um jogador sentado na frente do seu PC e teclado

Mike Termezy, da Forte Labs, acha que o blockchain pode desempenhar um papel importante na economia do jogo

Na semana passada, na Conferência Digital Descentralizada Unitizada 2020, Mike Termezy, especialista em economia de tokens da Forte Labs, sugeriu que, ao implementar a tecnologia blockchain, os desenvolvedores pudessem regular as economias de videogame apoiando ativos no jogo com blockchain.

Dar um valor legítimo aos itens do jogo pode revelar-se muito popular e pode tornar os tokens de jogos mais atraentes para um público mais amplo.

Termez afirmou:

“Quando você autoriza a propriedade e tem um mercado, a dinâmica do mercado começará a governar o que as pessoas consideram raro e o que as pessoas consideram extremamente valiosas, em comparação com o que as pessoas consideram relativamente comuns”.

No momento, a maioria dos itens do jogo não pode ser retirada da plataforma e é controlada pelos desenvolvedores do jogo. Os itens do jogo baseados em blockchain seriam um desvio do modelo atual.

Jogos de blockchain estão crescendo

No passado, jogos de blockchain à prova de conceito, como Cryptokitties, ou produtos completos como The Sandbox (TSB), receberam apoio maciço da comunidade de jogos. O Cryptokitties era tão popular nos seus primeiros dias que desacelerou toda a blockchain Ethereum.

Esses projetos usavam toques não-fungíveis (NFTs) – diferentemente dos tokens típicos, os NFTs possuem conjuntos exclusivos de informações que não podem ser replicadas, criando efetivamente valor através de sua singularidade e reforçando a propriedade por meio de contratos inteligentes na blockchain.

Apesar da autonomia das NFTs, as economias no jogo são parcialmente reguladas pelos desenvolvedores como uma maneira de sustentar o interesse e o envolvimento com uma plataforma de jogos.

“Um desenvolvedor pode claramente influenciar isso pelo número de ativos de cada tipo cunhado, mas, em última análise, permite que os jogadores se expressem – o que consideram valioso”, disse Termezy.

Traçando um novo curso

Também digno de nota é que as indústrias de esportes e esportes eletrônicos também podem se beneficiar do blockchain. Usando o Socios, as empresas de jogos poderiam essencialmente simbolizar equipes esportivas profissionais. As equipes poderiam criar seu próprio token para que seus fãs pudessem mostrar ainda mais seu apoio.

Em 2019, uma equipe de eSports do Dota 2 publicou um token que poderia ser negociado no mercado Socio. O token permite que seus proprietários votem nas pesquisas e recebam recompensas.

Com o blockchain recebendo uma recepção calorosa na comunidade de jogos, até gigantes como Atari estão lançando um token e a Square Enix está investindo na tecnologia – provavelmente veremos mais desenvolvedores buscando blockchain nos próximos meses e anos.