Exchange japonesa perde $32m em ataque hacker

Exchange japonesa perde $32m em ataque hacker

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Apesar de vários casos em que exchanges perdem muito dinheiro em ataques e hackers, esses casos parecem não diminuir. O mais recente foi de uma corretora de criptomoedas do Japão que perdeu uma grande quantidade de fundos de seus clientes.

As informações são do site Bloomberg.

A Remixpoint, com sede em Tóquio, que administra a exchange Bipoint Japan, emitiu um pedido de desculpas hoje dizendo que confirmou as perdas na noite passada, depois que um erro apareceu no sistema de transferência de fundos de saída da empresa.

Segundo informações da Remixpoint, criptomoedas desapareceram de uma hot wallet, que ficava conectada à internet. Como é de se esperar, as criptomoedas guardadas na carteira fria não foram afetadas.

A Remixpoint não deu detalhes do incidente, mas prometeu investigar a causa da perda.

A companhia também parou todas as transações enquanto a investigação continua.

Cerca de dois terços das perdas (2,5 bilhões de ienes) afetaram os clientes, enquanto o resto dos ativos roubados pertencia diretamente ao Remixpoint. No total foram roubados 3.5 bilhões de ienes, cerca de $30 milhões de dólares.

A Remixpoint disse que reembolsaria as perdas dos clientes. As ações da companhia caíram 20% após admitirem o ataque hacker.

O Japão tem estado relativamente aberto as criptomoedas, com o Bitcoin sendo uma forma legal de moeda de troca desde abril de 2017, mesmo com roubos de altos valores realizados dentro do criptomercado.

O caso mais notório foi o da Coincheck, também do Japão, que perdeu mais de $500 milhões em um roubo de criptomoedas. Outro caso foi o da Mt.Gox, que tinha base em Tóquio, que oi interrompida em 2014, depois que 850.000 bitcoins, no valor de $500 milhões (cotação da época do hack), desapareceram de seus cofres.

Veja também: Trump fala (e erra) sobre o Bitcoin, a narrativa de que criptomoedas não tem valor

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: