XDEX: exchange da XP investimento estreia no mercado brasileiro

XDEX: exchange da XP investimento estreia no mercado brasileiro

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Exchange de criptomoedas da XP, a XDEX, lança pré-cadastro, promete taxa zero e negociação com Bitcoin e não permite que usuários depositem ou saquem criptomoedas.

Após tanta espera, a exchange da XP finalmente começou a funcionar. A XDEX, que irá funcionar separada da XP, começou a aceitar pré-cadastros nesta segunda feira, 08 de outubro. O lançamento oficial da plataforma havia sido anunciado no mês passado e surpreendeu o mercado com sua rapidez.

A XP é a maior corretora independente do Brasil e sua entrada no ecossistema das criptomoedas tem levantado muitas expectativas, já que promete elevar o nível de qualidade das negociações dos ativos digitais. A nova empresa será dirigina por Thiago Mafra e terá em sua composição 40 funcionários e ofertará dois ativos digitais, o Bitcoin e o Ether.

A taxa zero para cobranças de corretagens na compra e venda de Bitcoin é atualmente o maior diferencial da plataforma. A taxa de resgate em moeda fiduciária, entretanto ou a negociação com outros ativos digitais, poderá ser cobrado. Além disso, a exchange fornecerá um suporte 24 horas por dia, durante 7 dias da semana.

Pré-cadastro

É informado pela empresa que há um “sistema de reconhecimento de transferência integrado aos bancos, o que garante rapidez e confiabilidade na hora de transferir reais para comprar criptomoedas”. A página da XDEX também diz que “o usuário terá que se submeter, em momento oportuno, ao procedimento de cadastro para a abertura de conta na plataforma”.

A plataforma, no momento, está apenas recebendo o pré-cadastro dos usuários interessados. E não há nenhuma indicação de quando a exchange começará de fato a ofertar seus serviços. Para se cadastrar, é simples, basta fornecer nome, e-mail e CPF e responder um questionário, cujo objetivo é traçar um perfil de investidor, da mesma forma que ocorre no mercado tradicional da bolsa de valores.

A submissão do cadastro não garante ao usuários uma conta. Ela será apenas responsável por garantir um espaço na lista de espera, para futuras  efetivações do cadastro.

O lançamento foi marcado por surpresas boas e ruins. Apesar do animo decorrente da rapidez do lançamento da plataforma e da entrada de um grande player no mercado, os usuários mais entusiastas das criptomoedas ficaram decepcionas em saber que não poderam sacar nem depositar bitcoins na plataforma da corretora. Todos os saques e depósitos terão que ser realizados em moeda fiduciária:

“Não são permitidos depósitos, resgates e/ou transferências de ativos digitais/criptomoedas de e para uma carteira virtual (E-wallet) por meio da plataforma XDEX. Os depósitos/resgates e/ou transferências serão efetuados apenas em reais, sendo obrigatório a venda do ativo digital para a efetivação do resgate em reais”

Apesar da frustação dos maiores entusiastas, a decisão foi feita baseada no último comunicado da CVM, que permitiu que fundos de investimento negociassem criptomoedas, mas apenas de forma indireta.