Ex-CEO da Visa se junta a startup que quer ajudar as pessoas a gastarem criptomoedas

Ex-CEO da Visa se junta a startup que quer ajudar as pessoas a gastarem criptomoedas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O ex-CEO da Visa no Reino Unido e na Irlanda juntou-se a uma nova startup de criptomoedas que espera transformar os gastos em criptomoedas em coisas simples da vida cotidiana.

Marc O’Brien, que liderou a Visa UK & Ireland de 2008 e 2014, juntou-se a Crypterium como CEO. A startup, que foi lançada na Estônia no ano passado, arrecadou US $ 52 milhões através de uma oferta inicial de moedas (ICO) no final do ano passado.

A startup foi fundada por um grupo de empreendedores que querem facilitar o pagamento com criptomoedas como bitcoin e ether nas situações cotidianas.

O’Brien disse ao Business Insider: “O fato é que as criptomoedas são realmente muito difícil atualmente para usar como um método de pagamento diário. Se você quiser trocar seu bitcoin ou seu éter numa exchange, provavelmente levará de 1 a 3 dias para obter esse dinheiro pago em uma conta bancária normal.

“O que a Crypterium fará é tornar todo esse processo transparente e dar uma oportunidade para que um consumidor realmente use sua criptomoeda para pagar por coisas do dia a dia.”

O’Brien foi contratado pelo recrutador executivo Sheffield Haworth. O’Brien disse: “Eles estão procurando por uma equipe de serviços financeiros experientes.

“Eles reconhecem que eles eram a equipe certa para o conceito e para a oferta inicial de moedas, mas agora que estão entrando no modelo operacional, precisam trazer uma equipe profissional experiente que está acostumada a lidar com projetos em larga escala, operações globais.”

A Crypterium agora espera fazer parceria com a Visa ou a MasterCard para lançar cartões de criptomoeda ou cartões virtuais.

O’Brien disse: “Esse cartão será anexado a uma carteira que criaremos e toda vez que o consumidor fizer uma transação, receberemos uma solicitação para essa transação em nossos sistemas, verificaremos a conta bitcoin ou ether e se têm saldo suficiente, vamos executar uma negociação e marcar seu saldo de bitcoin para uma negociação e aprovar a transação. Você pode estar em uma loja e tudo isso é feito em uma fração de segundo “.

O modo como a Crypterium fará isso sem estar exposto à extrema volatilidade das criptomoedas no processo é o “segredo” da empresa, disse O’Brien, e a propriedade intelectual em torno disso é “cuidadosamente protegida”.

Gastar criptomoedas atualmente não oferece um diferencial para aqueles que não são entusiastas de criptomoedas inveterados em muitos mercados desenvolvidos, mas O’Brien destacou a utilidade dos produtos da Crypterium em mercados de alta inflação, como a Argentina ou a Turquia.

“Temos uma oportunidade única de oferecer um refúgio seguro para os consumidores desses países”, disse ele. “Estaremos em posição de preencher essa lacuna e torná-la uma gratificação instantânea.

“Agora estamos vendo como nos organizamos para ser um negócio operacional global e isso significa que estamos recebendo assessoria jurídica de alto nível sobre como nos estruturarmos para que possamos realmente lançar nos EUA, lançar na América Latina, lançar em Cingapura, com as licenças certas e apropriadas em cada uma dessas jurisdições. “

Crypterium tem uma equipe de três pessoas em Londres e 10 em Moscou. O’Brien disse que está considerando escritórios em Nova York, Cingapura e Miami.

O’Brien disse que a Crypterium está em discussão com potenciais parceiros no momento e espera lançar seus primeiros produtos até o fim do ano.

Fonte