Ethereum ou Cardano: quem vencerá em 2020?

Ethereum ou Cardano: quem vencerá em 2020?

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 13 julho 2020

O fundador da Token Metrics, Ian Balina, continua sendo destaque no mercado de blockchain no Twitter. Balina afirmou que o Ethereum ultrapassará o Bitcoin nos anos 2020. Como se esse ponto não fosse suficiente para balançar todo o mercado, o analista fez um Tweet onde afirma que o Ethereum (ETH) é superior a Cardano (ADA) do ponto de vista técnico.

Tudo começou quando a conta @Moonwal80105771 rebateu as afirmações de que o ETH irá superar o BTC dizendo que o Bitcoin permanecerá ‘rei’. A conta também afirmou que a Cardano matará o Ethereum.

Balina respondeu que em sua opinião, a ADA está muito longe. Apesar de ver a altcoin com uma tecnologia sólida, ele não acredita que ela terá condições de vencer o Ethereum.

Outra conta respondeu que a Cardano está dando passos largos superando o Ethereum quando se olha na totalidade. Embora o ETH tenha a vantagem de ser o pioneiro, segundo @CryptonianJake, sua tecnologia é inferior.

Balina respondeu que sua empresa analisou as duas bases de código. Enquanto a Token Metrics acredita que o código Cardano é bom, ela vê o Ethereum com um melhor ainda.

Charles HosKinson, líder da Cardano e ex-co-fundador da BitShares, não ficou nada satisfeito com as alegações de Balina.

“O Ethereum tem um código melhor? Posso comprar as drogas que você está fumando? Você perdeu a cabeça?”

HosKinson, que estava entre os fundadores originais do Ethereum, acredita que 2020 será um ano excelente para a Cardano. Os detentores da altcoin estão animados, pois a rede de teste incentivador da Shelly está ativa e indo bem.

“Movendo as correntes devagar. 2020 é o nosso ano. Contratos inteligentes, escalabilidade, descentralização, alta garantia, governança. Hora de fazer uma diferença no universo”, expressou HosKinson em um Tweet.

Para transformar a Cardano na ‘fera’ que HosKinson tanto deseja, além de trazer mais inovações, a empresa pretende atingir 1000 pools de mineração. Isso trará mais descentralização para a rede.

A Cardano, no momento da escrita do artigo, ocupa o 13º lugar em capitalização do mercado. Seu preço está sendo negociado a US$0,33 com uma leve alta de 0.32%. Para a empresa de classificação financeira, Weiss Crypto Ratings, o preço da ADA não condiz com a realidade. A agência afirma que o criptoativo é subvalorizado.

“Cardano é facilmente um dos criptoativos mais profundamente subvalorizados do mercado. Seu preço não reflete seus fundamentos”.

Embora a empresa não tenha apresentado nenhuma lógica que fundamente sua visão, com os passos na direção certa essa sub desvalorização da Cardano pode desaparecer e 2020 ser o ano do criptoativo mostrar a que veio.