Ethereum 2.0: Como jogar suas cartas corretamente

Ethereum 2.0: Como jogar suas cartas corretamente

By Johel Burgos Santana - min. de leitura
Atualizado 16 junho 2020
Ethereum 2.0

A segunda criptomoeda mais importante do mercado, por capitalização de mercado, é muito semelhante ao que alguns consideram o salto qualitativo em sua tecnologia. A arena de desenvolvimento descentralizada melhorou significativamente desde o lançamento do Ethereum em 2015, abrindo as portas para dezenas de concorrentes que propuseram várias implementações para criar dApps. Este artigo aborda dicas e idéias para se preparar para o lançamento do Ethereum 2.0, uma nova versão do ether que poderia silenciar críticas sobre a escalabilidade dessa criptomoeda.

Ethereum 2.0: quais são as datas estimadas para seu lançamento?

Embora seja um dos eventos mais esperados no setor de criptomoedas nos últimos meses, o lançamento do Ethereum 2.0 foi adiado em várias ocasiões, mas poderia finalmente chegar nas próximas semanas. A equipe de desenvolvimento não forneceu uma data específica para o lançamento desta atualização, no entanto, listamos as dicas mais recentes sobre o lançamento:

Ethereum 2.0 Staking: As mudanças que a nova versão do ether trará

Os anos após o lançamento do Ethereum trouxeram vários concorrentes à mesa, tentando contornar o principal obstáculo do ecossistema: a escalabilidade. Apesar do poder e da capacidade da rede Ethereum de processar transações, solicitações e outras regras de seus contratos inteligentes, seu projeto inicial não previa um crescimento tão rápido e exponencial, que hoje deixa traços limitantes em sua rede.

O ETH não é apenas uma criptomoeda em si, mas abriga uma grande porcentagem de tokens que compõem a esfera das criptomoedas. De acordo com a Etherscan, existem mais de 1.000 tokens diferentes sob o protocolo ERC20 e mais de 5.000 usando o protocolo ERC721. Isso forçou a equipe de desenvolvimento a implementar soluções mais poderosas que permitem elevar a capacidade de processamento da rede para o próximo nível.

Uma das inovações que trará será a fragmentação de dados no blockchain, uma técnica conhecida como sharding, que já é implementada por outras criptomoedas como Zilliqa. Simplificando, o sharding divide toda a rede em “shards” (= fragmentos) menores que operam em paralelo e de forma síncrona. Portanto, a rede se torna mais eficiente à medida que cresce.

Isso adiciona um amplo nível de complexidade, que desacelerou a implantação mais rápida na rede, pois é necessário um protocolo muito robusto para tornar a rede estável e segura.

Mas a pedra angular do Ethereum 2.0 será absolutamente o seu staking. A rede migrará gradualmente qualquer mecanismo de Prova de Trabalho (PoW) e se tornará um ecossistema baseado apenas em Prova de Participação (PoS). Atualmente, a rede é baseada em uma combinação de ambos. Alguns especialistas acreditam que isso será benéfico para o futuro do ETH.

Perspectivas e opiniões sobre o lançamento do ETH 2.0

  • Assim como o staking no Ethereum 2.0, o investidor Osho Jha expressou seu entusiasmo pela implementação desse modelo na rede. Em uma análise publicada pelo CoinDesk, Jha analisa como a implementação da participação coletiva será o truque para o ETH, a fim de ser uma reserva de valor funcional. ” O serviço de staking encoraja o ETH a ser mantido em um nó que pode ser usado pela rede para verificar transações”.
  • Outros analistas acreditam que alguns aspectos psicológicos do mercado – como o “medo de perder algo importante” (FOMO) – e o possível suporte de plataformas como a Coinbase para obter receita passiva poderiam sustentar uma alta no preço do Ethereum.
  • No entanto, outros especialistas acreditam que o competidor para o staking será outra tecnologia descentralizada, a DEFI. Protocolos de empréstimo com tecnologia financeira descentralizada seriam os novos concorrentes do Ethereum 2.0.

Breve análise técnica do ETHUSD

Embora muitos especialistas apontem que é o momento ideal para comprar o Ethereum antes do lançamento da atualização, é sempre importante ver quais são os diferentes cenários técnicos. Quando você olha o gráfico, observa vários indicadores interessantes:

  • Em meados de maio, há cruzamento de ouro nas médias móveis (SMA50 – SMA200). Esse indicador conseguiu se consolidar por 3 semanas e pode indicar uma distorção positiva dos preços no médio prazo.
  • Outro cruzamento de alta é evidenciado pela quebra na curva de conversão (Tenkan-Sen) da curva de base (Kijun-Sen) na nuvem Ichimoku. No entanto, quando ocorre sob a nuvem Kumo, o indicador de alta é menos forte.
  • Em relação aos níveis de juros, o ETH atualmente suporta cerca de US $225, um nível claramente marcado pelas retrações de Fibonacci. O próximo suporte seria localizado próximo à linha psicológica de US $200, com um intervalo de destino entre US $190 – US $200.
  • No caminho de alta, o ether poderia testar a resistência em torno de US $260 antes de viajar para os próximos níveis em torno de US $285, US $305 e uma faixa muito volátil entre US $330 e US $360.
  • O RSI diário mostra uma condição saudável sem cair perto dos níveis de sobrecompra ou sobrevenda.
ETHUSD (1dia). Análise técnica às 12:20 (GMT) de 12 de junho de 2020