Escritório da Tron chama a polícia por causa de protesto, caso é usado para espalhar fake news e FUD

Escritório da Tron chama a polícia por causa de protesto, caso é usado para espalhar fake news e FUD

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

No final da semana passada o Guia do Bitcoin noticiou um movimento que está acontecendo na China em que pessoas vítimas de um golpe estão associando Justin Sun com um esquema de Ponzi.

Segundo as informações que circulam entre vários veículos de notícias, um esquema de pirâmide chamado de “Wave Field Super Community”, deixou várias vítimas sem seus investimentos e sem dinheiro.

Na China, a criptomoeda Tron é chamada de “Wave Field”. Por isso, os investidores enganados estão associando o ativo digital ao golpe aplicado. E como foi expressado na outra notícia, uma associação injusta.

Nesta segunda-feira, tivemos uma atualização sobre esse caso.

O escritório da Tron, em Pequim, foi cercado pela polícia quando uma multidão se reuniu para protestar contra o esquema ponzi que noticiamos.

Inicialmente, os vídeos apareceram no Twitter.

https://twitter.com/haydenotto_/status/1148174274374455297

Vídeos com várias pessoas cercadas por policiais no escritório da Tron se espalharam pelo Twitter, com pessoas aparentemente expressando indignação com o esquema ilegal que supostamente levou a prejuízos de $30 milhões e um suicídio.

Como pode ser visto nos vídeos, as pessoas aparentemente consideram a Tron como a entidade fraudulenta, com a multidão gritando “Tron é uma farsa” (De acordo com a tradução disponibilizada nas redes sociais).

O CEO da Tron, Justin Sun, comentou a notícia chamando as manchetes alegando que o escritório de Tron foi invadido pela polícia como “notícia falsa”.

 “A Tronfoundation e a BitTorrent estão bem. Tá tudo bem. Estamos nos preparando para o lançamento do BitTorrentSpeed hoje. Pare de espalhar notícias e fotos falsas.”

Notícias falsas e rumores

As notícias falsas citadas por Justin Sun são aqueles em que alteravam todo o contexto das imagens.

Aproveitando a barreira linguística que impede a maioria dos ocidentais de entender o que está sendo dito no vídeo, algumas pessoas aproveitarem a situação para criar um sentimento de FUD.

Muitos perfis no Twitter noticiaram o acontecimento dizendo que a polícia invadiu o escritório da Tron e estava fazendo investigações sobre esquemas fraudulentos. Alguns até mesmo disseram que funcionários da empresa estavam sendo presos.

Inicialmente as notícias falsas chegaram a ter um impacto no preço da Tron, que começou a cair logo após os primeiros relatos. Felizmente a situação parece ter sido explicada e a moeda voltou a ficar no verde.

Mesmo quem não concorda com a maneira que Justin Sun tenta crescer a popularidade da criptomoeda Tron, é fácil entender como a associação com esquemas de pirâmide não faz sentido nesse caso.

Há quem acredite que as notícias tenham sido criadas por quem queria liquidar negociações de short trade na Tron e obter lucro em cima da queda de preço.

Veja também: Análise Técnica Litecoin – Preço da LTC hoje – 08/07

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: