Empréstimos bancários usando tokens WAVES podem ser considerados ilegais┃Rússia

Empréstimos bancários usando tokens WAVES podem ser considerados ilegais┃Rússia

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de Moscou à noite

O Expobank encontrou uma forma inovadora de conceder empréstimos em meio à ambigüidade da cripto regulamentação russa

De acordo com a agência de notícias russa Kommersant, o banco russo Expobank emitiu o primeiro empréstimo da Rússia, garantido por criptomoeda, ao empresário Mikhail Uspensky.

Alexander Ivanov, CEO da Waves, afirmou que a WAVES atuou como garantia do empréstimo e que o Expobank é a única instituição financeira a colaborar neste projeto.

Kommersant afirmou que o princípio-chave desta transação é encontrar a qualificação mais legal para o token. Alexander Zhuralev, o consultor jurídico para a transação, argumentou que o token deve residir pelo menos em “outra propriedade” de acordo com o Código Civil da Federação Russa.

A “outra propriedade” será posteriormente colocada sob custódia para garantir o empréstimo. O Kommersant descreve o depósito como “na lei russa é a melhor maneira de cumprir rapidamente as obrigações para com um credor, transferindo propriedade na forma de ativos digitais depositados”.

Legalidade do empréstimo

No início de julho, o Kremlin aprovou um projeto de lei para fornecer uma definição legal para criptomoedas. A fatura restringia os ativos digitais de serem uma forma de pagamento.

Em relação a este projeto de lei, muitos expressaram sua opinião sobre a legalidade de tal projeto. Alguns como Kirill Nikitin, advogado sênior do escritório de advocacia Vegas Lex, elogiaram o projeto por sua natureza inovadora e expressaram que é provável que seja permitido pela lei russa.

Posteriormente, Nikitin esclareceu que ainda existem algumas incertezas jurídicas quanto à determinação de seu estatuto jurídico.

Por enquanto, o projeto foi um sucesso, mas como disse Nikitin, ainda é incerto. Como a esfera do cripto em Rússia ainda está no seu início, a legalidade do experimento do Expobank se desenvolverá mais tarde, especialmente durante o início de 2021, quando o projeto de lei recém-introduzido entrará em vigor.

Outros projetos podem estar chegando

Poucos dias depois que o projeto foi aprovado, o Sberbank anunciou que lançará um blockchain construído sobre a estrutura do Hyperledger’s Fabric ao lado de uma moeda estável atrelada ao rublo.

A intenção do banco para o blockchain é fornecer às empresas tecnologia de contrato inteligente imediatamente quando a nova fatura entrar em vigor.

Anatoly Popov, vice-presidente do Sberbank, comentou:

“Qualquer empresa poderá usar contratos inteligentes criados pelo Sberbank imediatamente ou criar os seus próprios”.

Apesar das incertezas legais em torno dos tokens na Rússia, parece haver uma demanda por eles no setor bancário. Os reguladores russos agora se deparam com um caso de uso do mundo real e precisarão esclarecer melhor sua posição nos próximos meses.