Dossiê Initiative Q: não é criptomoeda, não tem fundador do Paypal e levanta suspeitas

Dossiê Initiative Q: não é criptomoeda, não tem fundador do Paypal e levanta suspeitas

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 06 agosto 2020

initiative-q

Uma “nova” e “promissora” tecnologia que se auto-proclama como a “substituta” do Paypal está tomando a Internet com milhares de links espalhados por aí. Mas o que seria a Initiative Q? Uma coisa te adiantamos: não é uma criptomoeda e não foi criada pelo CEO do Paypal. 

O que é a Iniciativa Q?

Se você pesquisar no Google e acessar o site da Initiative Q, será recebido com uma página inicial gigante contendo o slogan “a rede de pagamentos do amanhã”. A tendência de encontrar a próxima moeda global foi iniciada com a imensa explosão do Bitcoin, com os investidores fazendo enormes pagamentos graças à alta meteórica do preço.

Centenas de moedas alternativas brotaram do bitcoin, as chamadas “Altcoins”, mas parece que o Initiative Q é apenas o mais recente em uma longa linha dessas iniciativas financeiras digitais, embora enfatizem que não são uma criptomoeda – que eles descrevem como “uma solução brilhante para um problema que não existe “.

No entanto, a Iniciativa Q reconhece que “alguns dos conceitos por trás da criptomoeda são valiosos e podem ser implantados no backend da Iniciativa Q”.

Initiative Q é scam?

initiative-q-milhoes

Initiative Q: algo “misterioso” que se proclama promissor surgiu na internet e que promete pagar milhares de dólares para cada pessoa que se inscrever. Há quem acredite, são as pessoas que caem em  promessas de “ganhar dinheiro fácil” sem esforço e investindo nada e com risco zero, o que é algo impossível. Para caçadores de golpes e especialistas no assunto, isso gera muitas suspeitas. No site oficial da empresa eles designam uma só tarefa a quem que rganhar:

“É só convidar seus amigos e ganhar dinheiro.”

suspeito

Parece muito suspeito a promessa de “dinheiro fácil” e até nos lembrou a famigerada LCF ou LCFHC Coin, um golpe que solicitava apenas “alguns dados” em troca da “próxima moeda que desbancaria o Bitcoin”. Resultado: o esquema deu um golpe e sumiu e se tornou febre no Brasil e coletou milhões de dados de brasileiros, que podem acabar se tornando vítimas de fraudes na internet.

Sendo assim há grandes chances da Initiative Q ser um golpe.

Não é criptomoeda e não é ICO e promete ser o “novo Bitcoin”

É isso mesmo que você leu no título acima, caro leitor. E além do fato da Initiative Q não ser uma criptomoeda, em seu site eles forçam e explicam que nada tem a ver com criptomoedas e definitivamente não é uma ICO. Assim diz Iniciativa Q, repetidamente. Mesmo assim, na primeira página do site, essa reserva pelo “simples custo do seu endereço de e-mail” é a promessa de ser “O novo Bitcoin”

initiative-q-1

Mas por que mencionam especificamente o Bitcoin se não querem que as pessoas pensem que este é um produto de criptomoeda? Enquanto eles dão respostas detalhadas às nossas outras perguntas, a Intiative Q perde esta resposta. Seja por acidente ou por design, não podemos ter certeza.

Não existe almoço grátis: tudo tem um preço

A iniciativa Q parece estar coletando seus dados para que eles possam colocá-lo em sua rede quando for lançado em três anos. Suas razões para se auto-proclamar como “o próximo Bitcoin” incluem a volatilidade dos preços, controles legais, transações irreversíveis e desperdício de energia, mas qualquer Bitcoiner experiente sabe que esses argumentos são infundados FUD, mas se você gostaria de ouvi-los separados um por um, Udi Wertheimer faz um ótimo trabalho de desmontar essas afirmações neste artigo.

Com base em todas as informações que vi até agora, parece que a Iniciativa Q é apenas outro processador de pagamento. Semelhante ao PayPal, Venmo, CashApp ou até mesmo o Facebook Payments, esse será um aplicativo de pagamento centralizado e fácil de censurar.

Fake: não existe fundador do Paypal

“Uau, eu não sabia que Peter Thiel e Elon Musk estavam fazendo uma criptomoeda!” Não há uma página de “equipe” no site da Initiative Q, por isso não podemos ver quem está codificando o projeto, mas há referências ao líder deles:

O Saar Wilf aparentemente é uma pessoa real, com uma página real no LinkedIn, mas como você pode ver, ele não é o “criador do Paypal”. Se você explorar sua experiência de trabalho, descobrirá que ele foi o fundador e CEO de uma empresa chamada “Ciências da Fraude.”

Deixando de lado seu nome hilário, parece que a “Fraud Sciences” era uma empresa legítima e que Saar foi diretor do PayPal de 2008 a 2010. É possível que essa posição não signifique nada, já que a Saar poderia ter sido contratado apenas temporariamente após a fusão para facilitar uma transição tranquila.

No entanto, a maior suspeita é aqui é que não encontramos muitas informações públicas sobre o tal Saar Wilf e seus feitos, levantando ainda mais suspeitas.

“Mas o que eles podem fazer só com meu e-mail?” – especialista alerta para riscos

A resposta mais simples que se vem a mente seria “utilizar para e-mail marketing”, mas até mesmo usuários experientes não sabem dos reais perigos. Pedimos para Edilson Osório, CEO da OriginalMy e especialista em segurança digital e um estudioso em Blockchain, comentou sobre as possibilidades de fraudes com e-mail:

“Eu acho que ninguém está olhando é para o enriquecimento de lista segmentada e validada de emails e criação de clusters de relacionamento com essa lista gigante, é absolutamente factível pensar que o email será o mesmo utilizado em exchanges e então utilizar isso para spray, é muito rápido, principalmente porque as pessoas não tem costume de ligar o 2FA e a maioria das exchanges não obriga o uso”.

Osório ainda emitiu um alerta em suas redes sociais lembrando que “não existe dinheiro fácil”.

Dados de domínio anônimos – não existe empresa por trás

initiative-q-whois

Para piorar a situação, os dados de registro do domínio initiativeq.com são completamente sigilosos e anônimo, o que adiciona mais um item a nossa lista de suspeitas. Geralmente sites falsos, scams e golpes na internet utilizam do whois protegido justamente para que não hajam investigações e escondam quem está por trás do site.

Conclusão

A nossa recomendação oficial é que evite sites assim e que promessas de “dinheiro fácil” não existem. O Bitcoin nunca foi grátis, sempre exigiu um esforço para receber a recompensa, que se trata da mineração de Bitcoin,