Documentos imutáveis: Microsoft Office agora é integrado a Blockchain do Bitcoin e Ethereum

Documentos imutáveis: Microsoft Office agora é integrado a Blockchain do Bitcoin e Ethereum

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Os usuários do Microsoft Office agora podem criar documentos imutáveis com a ajuda da Blockchain do Bitcoin. Em 10 de abril, uma certificação de documentos blockchain e aplicativo de verificação chamado Stampery foi adicionado ao software Microsoft Office da gigante multinacional de tecnologia, a Microsoft.

Add-on do Microsoft Office é um recurso de Certificação da Blockchain do Bitcoin ou Ethereum

A Microsoft tem mostrado suporte para aplicativos relacionados ao Bitcoin por algum tempo. Agora, um engenheiro da empresa, Ville Rantala anunciou a implementação do add-on de Blockchain chamado Stampery, para o seu pacote Microsoft Office. Essencialmente, os usuários podem certificar e verificar documentos usando a Blockchain do Bitcoin ou Ethereum. O engenheiro da Microsoft acredita que as organizações empresariais e os indivíduos precisam registrar e proteger documentos importantes todos os dias. A certificação e verificação imutáveis ​​são cruciais para a integridade de documentos legais e contratos que não podem ser manipulados, detalha Rantala.

“Uma alternativa para depender de uma única entidade (comercial, pública, governo, etc.) para manter essa prova de identidade segura é criar um hash do documento e enviar esse hash para o blockchain publicamente acessível, como Bitcoin” O engenheiro sênior Rantala explica. “Uma vez que os dados hash estão presentes no blockchain público, o documento não pode ser alterado sem invalidar o hash. Essa abordagem garante a privacidade do documento e a disponibilidade dos dados para fins de validação futura.”

Como o Stampery funciona usando o Microsoft Office

Rantala, da Microsoft, diz que utilizou uma API segura para introduzir o add-on Stampery para o Microsoft Office e o Outlook sem sair do programa. Isso significa que os botões de certificação e verificação de bloqueios de complementos podem ser encontrados na barra de ferramentas do software. O blog do engenheiro detalha como o processo funciona na interface de usuário da plataforma;

Certificação: Pressionar o botão de certificação chama uma função JavaScript no Office. Essa função adiciona uma hashe ao documento e envia o hash sha256 para um servidor Node.js como uma chamada REST, portanto, o documento nunca deixa o Office. O servidor Node.js é executado como um Azure App Service e mantém uma cópia do hash para posterior verificação antes de chamar a API do Stampery com o hash. O serviço Stampery então toma o hash e o torna público nas blockchains do Ethereum e Bitcoin.

Verificação: Pressionando o botão de verificação chama a função JavaScript do processo de certificação novamente e envia o hash para o servidor Node.js como uma chamada REST. O servidor Node.js, em seguida, chama a API do Stampery para acessar o hash original para o documento de ambos blockchains.

Uma solução notável para clientes individuais e empresas

Rantala acredita que adicionar Stampery à plataforma Office permitirá aos usuários empregarem um método mais seguro de armazenamento de documentos. Além disso, o engenheiro da empresa de tecnologia acha que os clientes empresariais vão encontrar o recurso muito útil como a aplicação pode garantir a validade da documentação empresarial importante. Criado em 1988, o Microsoft Office é um dos mais populares conjuntos de software de processamento de texto utilizados em ambientes de escritório e negócios em todo o mundo.

O código para o Stampery Office add-in é de código aberto, e o protocolo pode ser revisto no Github. “Os usuários devem ser capazes de ver que os documentos enviados a eles são assinados ou carimbados”, explica Rantala.

Código-fonte: https://github.com/stampery/office

Ganhe Bitcoins anunciando seus produtos usados no Classificados BTC

Via: News Bitcoin
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin