Diretor Executivo da Freewallet fala sobre discussão com Elon Musk e demografia de usuários

Diretor Executivo da Freewallet fala sobre discussão com Elon Musk e demografia de usuários

By Jack Pearson - min. de leitura

Solomon Brown conversou com o Guia do Bitcoin sobre futura direção da Freewallet, Elon Musk e futuro dos preços

Desde sua fundação em 2016, a Freewallet ganhou uma forte posição no mercado das criptomoedas e é considerada uma das principais carteiras criptográficas para plataformas móveis e da internet. A oferta de múltiplas carteiras independentes e o suporte a mais de 100 criptomoedas, com funcionalidades multiplataforma, fazem da Freewallet a mais procurada no mercado. Isso é evidente já que a Freewallet é uma das aplicações móveis com maior classificação na loja do Google Play. Com suporte a 43 moedas e 104 tokens, além de um suporte em vários idiomas e um ecossistema altamente seguro, pode-se dizer que a Freewallet está bem à frente de seus concorrentes em termos de ofertas e funcionalidades.

Num cenário em que o mercado das criptomoedas está no auge, com desenvolvimentos fascinantes na indústria, é o melhor momento para adquirir alguns conhecimentos concretos sobre as tendências do mercado das criptomoedas pelo Responsável de Relações Públicas da Freewallet, Solomon Brown. A entrevista tem por objetivo apresentar os desenvolvimentos atuais da equipe da Freewallet e o caminho futuro no mercado altamente competitivo. Como executivo de topo da Freewallet, Solomon fornece sua visão sobre as tendências tecnológicas recentes no mercado das criptomoedas e sobre os desafios que se apresentam em um período incerto da pandemia. Eis o que ele nos contou.

…O ano de 2020

Como uma das principais aplicações criptográficas, pode nos contar um pouco sobre como vocês se ajustaram a tudo o que tem acontecido no mundo, com a pandemia e as incertezas que a cercam?

Este tem sido um momento único e difícil para as pessoas ao redor do mundo, e não queremos de forma alguma torná-lo algo leve. Falando por nós como empresa, tivemos a sorte de nossa estrutura corporativa ter tornado a adaptação à vida na pandemia muito menos problemática do que tem sido para outros. Antes da pandemia, nossos funcionários já estavam trabalhando à distância e construímos nosso fluxo de trabalho de forma flexível. Assim, quando a pandemia chegou, fomos capazes de continuar trabalhando de uma maneira, basicamente, normal.

Externamente, também tivemos a sorte de a indústria das criptomoedas ter prosperado neste período sombrio. Cada vez mais pessoas têm sido atraídas para a liberdade econômica que é oferecida pelas criptomoedas. Desde o início, nosso objetivo era ser um ponto de entrada fácil para o mundo das criptomoedas, onde a comodidade e a facilidade fossem satisfeitas com utilidade. Isso não mudou, mas agora certamente há muito mais pessoas procurando por produtos como esse. No decorrer do ano passado, continuamos nosso esforço para realizar esse objetivo e introduzimos funcionalidades que tornam a vida de nossos usuários mais fácil..

Num tweet recente publicado pela Freewallet, foi divulgado que os usuários do iPhone podem aproveitar a compra de 40 criptomoedas exclusivas usando o Apple Pay e um novo recurso de pagamento “Compre com cartão”. É uma época entusiasmante para a Freewallet, que já possui diversos avanços tecnológicos. Portanto, a próxima pergunta se relaciona com seus desenvolvimentos em andamento.

Quais são algumas das novas funcionalidades que vocês lançaram recentemente? Há alguma funcionalidade a caminho, na qual estejam trabalhando no momento?

Uma coisa que sentimos ser uma verdadeira inovação é nossa ferramenta de Transações Rápidas. Com as TR, a Freewallet oferece aos usuários algumas das taxas de câmbio mais rápidas do mercado. Os usuários da Freewallet podem agora trocar criptomoedas em menos de um minuto. O tempo médio para uma Transação Rápida é de cerca de 30 segundos. No mundo volátil das criptomoedas, a velocidade é tudo.

Além disso, introduzimos um cartão presente que é o resultado de parcerias com mais de uma centena de marcas. Vislumbramos a Freewallet como um balcão único, onde os usuários podem colher todos os benefícios do mundo das criptomoedas e realizar todas as ações essenciais que desejam. Com cartões presente para algumas das marcas mais populares do mundo, o potencial de uso das criptomoedas aumenta exponencialmente. E os usuários podem fazê-lo rapidamente, sem terem de mudar de uma aplicação para outra, e assim por diante.

Estamos sempre procurando fazer mais e introduzir novos elementos à nossa plataforma. Atualmente, um de nossos focos é suportar mais moedas fiduciárias. Temos uma base de usuários que abrange todo o mundo, por isso, quanto mais moedas fiduciárias pudermos operar, tanto melhor será nossa base de usuários. Além disso, nosso programa de cartões presente ainda está crescendo, de modo que os usuários podem esperar ainda mais parceiros de grande porte no futuro.

Quantos ativos a Freewallet suporta atualmente? Há planos para adicionar mais ativos?

Neste momento, nossa plataforma suporta a compra de mais de 40 criptomoedas, por meio de mais de 35 moedas fiduciárias. Além disso, suportamos cerca de 50 moedas e cerca de 400 tokens. Estamos sempre procurando aumentar o número de moedas e tokens que suportamos. Nesta indústria, parece que há um novo projeto estimulando o alvoroço, quase todos os dias.

Uma de nossas mais novas parcerias é com a Moonpay, uma empresa global de Fintech, especializada em facilitar as transações de papel-moeda para cripto. Esta parceria permitiu-nos aumentar tanto o número de moedas fiduciárias que nossos usuários podem comprar com criptomoedas, quanto o número de criptomoedas que podem comprar. Gostaríamos de dar a nossos usuários o maior número possível de opções, portanto, agora, quando eles forem comprar uma criptomoeda, podem realizar essa transação na nossa plataforma, via Simplex ou Moonpay, e determinar qual das duas é a mais benéfica para eles.

Mas uma coisa que sempre enfatizamos é a segurança. A última coisa que queremos fazer é colocar nossos usuários em uma situação vulnerável. Assim, adicionando novas moedas e fazendo parcerias com outros projetos, temos uma série de protocolos que passamos a cumprir para cobrir todas as nossas bases. A longo prazo, isto nos permitiu proporcionar um nível de segurança inigualável para nossos usuários e isso é algo que vamos manter em andamento.

Base de usuários da Freewallet

Qual é a demografia principal de seus usuários? Iniciantes? Ou investidores mais experientes?

É difícil dizer com precisão. Não somos mais uma empresa nova. Esta é uma indústria jovem, mas já somos como veteranos neste espaço. Muitos dos usuários que começaram a investir conosco, há muitos anos, permaneceram leais e cresceram conosco.

Como eu disse, quando começamos, estávamos concentrados em baixar o limiar de entrada para as pessoas que eram novas neste espaço. Sempre acreditamos que as criptomoedas são algo que oferece vantagens únicas para todos, independentemente de quem sejam e de onde venham. Assim, ao enfatizarmos a simplicidade, segurança e conveniência, tendíamos a trabalhar com muitas pessoas que estavam apenas dando seus primeiros passos no mundo das criptomoedas.

Ao longo dos anos, isso mudou um pouco. Ainda temos muitos recém-chegados, especialmente com o influxo de novos usuários de criptomoedas que ocorreu durante a pandemia, mas muitos de nossos usuários cresceram e nossa plataforma cresceu com eles. O que oferecemos agora é semelhante a um canivete suíço de criptomoedas; quaisquer que sejam suas necessidades, temos algo para você que permitirá ter sucesso.

Seria negligente não perguntarmos sobre a situação que ocorreu recentemente com Elon Musk. Será que tudo se resolveu? Ele ainda usa a Freewallet?

Esta foi definitivamente uma das coisas mais interessantes que aconteceram com nossa empresa. Tivemos de nos beliscar quando isso aconteceu, um dos homens de negócios mais ricos e bem-sucedidos do mundo estava usando nossa plataforma. E ainda é um pouco difícil de acreditar, para ser honesto.

Mas, sim, depois de um começo tremido, nós nos reunimos com Elon e resolvemos tudo. Devo dizer que temos uma equipe de apoio incrível que trabalha 24 horas por dia e todos eles foram imprescindíveis. Elon reconheceu a rapidez com que tudo foi resolvido e acabou nos agradecendo. É possível que tenhamos impresso o tweet dele agradecendo-nos e o tenhamos emoldurado.

Quanto a se ele ainda é um usuário da Freewallet, não podemos comentar sobre isso por causa de nossa política de confidencialidade com nossos usuários. Mas agora que a poeira assentou, estamos verdadeiramente honrados em ser a única plataforma que ele – pelo menos publicamente – disse que usa. Com um ano como o que acabamos de ter, só podemos imaginar o que nos aguarda neste ano!

Como a indústria das criptomoedas é uma indústria jovem, vários países não estão muito interessados em utilizá-la. Como encara a sua popularidade crescente?

Neste momento, acho que as criptomoedas já se estabeleceram a longo prazo em vários lugares realmente importantes. A maioria dos países ocidentais e dos países asiáticos tem populações muito interessadas nas criptomoedas. Portanto, embora talvez ainda não seja popular, está muito perto de se tornar popular. E, no ponto em que estamos, acredito que vamos ver um efeito dominó, onde muitos dos outros países vão encontrar no jogo.

Todo o movimento das criptomoedas foi iniciado por pessoas, não por governos. Acho que é algo importante a ter em mente, especialmente quando se olha para os lugares que ainda não aderiram. Há maneiras de as pessoas em todo o mundo se envolverem com as criptomoedas. Os governos têm dado o seu suporte ao reconhecerem o potencial desta indústria e regulá-la adequadamente, por isso acho que, se as pessoas tiverem acesso aos serviços disponíveis, elas vão rapidamente apanhar o ritmo.

Várias empresas estão visando o mercado das criptomoedas com uso de tecnologias de ponta, tais como a Inteligência Artificial (IA). O que a Freewallet planeja introduzir no futuro para se manter competitiva?

Bem, nos vemos como o ponto de conexão entre os consumidores e alguns dos blockchains mais progressivos disponíveis. Já estamos no setor há algum tempo, por isso, percebemos que a mudança é uma constante. Mas nosso objetivo é, e sempre foi, fornecer aos nossos usuários o serviço mais simples e útil que eles possam encontrar.

Tudo o que introduzimos em nossa plataforma tem esse objetivo em mente. Para fazer isso com sucesso, estamos sempre fazendo pesquisas sobre as mais novas tecnologias que estão sendo introduzidas nesta esfera. Se determinarmos que elas são úteis e de confiança, trabalhamos para integrá-las ao nosso ecossistema. A IA não é diferente nesse aspecto, se pudermos incorporá-las de uma forma que seja útil e segura para nossos usuários, trabalharemos para que isso aconteça.

Qual é a sua opinião sobre as carteiras de hardware? Existem planos para a sua introdução?

As carteiras de hardware são uma ótima ferramenta para os proprietários de criptomoedas. Uma das coisas belas desta indústria é sua diversidade. Há um grande número de diferentes soluções disponíveis para os entusiastas das criptomoedas. E eu acho que por haver tantas opções diferentes, esta indústria tem sido capaz de crescer da maneira que tem crescido. O nosso foco é fornecer um serviço único para cobrir as necessidades financeiras e de TI de nossos usuários. As carteiras de hardware estão um pouco fora de nosso alcance, mas isso de forma alguma as invalida como meio de armazenar suas criptomoedas. Trata-se apenas de uma abordagem diferente. Os usuários podem decidir com base em quais são suas prioridades quando se trata de armazenar e trocar seus fundos.

Inspirando-se na vantagem técnica do TRON, com o blockchain – é possível ter a combinação de IA e blockchain para maior segurança? Ou acha que as criptomoedas e a IA não combinam?

Apreciamos os esforços da fundação TRON para promover o crescimento nessa direção. Além do que têm feito, o sucesso da rede NEO provou que a IA e a criptografia são perfeitamente compatíveis entre si, particularmente quando se trata de gerenciamento da cadeia de fornecimento. A segurança é uma das coisas que mais valorizamos na Freewallet, por isso estamos entusiasmados em ver como tudo isso se desenvolve.