Diem do Facebook lançará Stablecoin apoiado pelo dólar dos EUA

Diem do Facebook lançará Stablecoin apoiado pelo dólar dos EUA

By - min. de leitura

O Diem retirou um pedido de licença FINMA, pois busca concentrar sua emissão de stablecoin apenas para os participantes dos EUA.

Diem, um projeto de moeda digital anteriormente conhecido como Libra e administrado pelo Facebook, anunciou planos para lançar uma stablecoin apoiada em dólar dos EUA.

A mudança vem depois que o Diem retirou seu pedido de aprovação regulatória como sistema de pagamento da FINMA da Suíça.

A FINMA observou em comunicado que o pedido de licença estava em vigor desde abril de 2020, antes que a Diem Networks GmbH se retirasse para se concentrar no “importante” mercado-alvo nos EUA.

“… O Grupo Diem está planejando lançar o sistema de pagamento dos EUA em uma primeira fase. Além disso, por enquanto, o sistema de pagamento se concentrará nos participantes dos EUA”, disse a FINMA em um comunicado à imprensa.

Para que este projeto seja executado, a Diem Networks está em processo de aquisição de aprovação regulatória da Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), uma agência do Departamento do Tesouro dos EUA. A subsidiária também fez parceria com o banco norte-americano Silvergate, que emitirá os tokens e gerenciará a reserva fiduciária.

O Facebook anunciou pela primeira vez o projeto Libra em junho de 2019, seu objetivo na época era ter uma moeda digital apoiada por fiat para o mercado global. O plano era ajudar empresas e usuários comuns a acessar serviços financeiros rápidos, baratos e seguros construídos no blockchain.

Inicialmente, o objetivo era lançar uma moeda digital universal, apoiada por uma cesta das principais moedas globais. Esses planos foram abandonados desde então, com o projeto escolhendo desenvolver Diem USD. Ao contrário do objetivo inicial, isso será apoiado apenas pelo dólar norte-americano.

De acordo com a Reuters, o Diem USD está programado para ser lançado através de uma fase piloto. No entanto, não há um cronograma específico para quando isso é provável que aconteça.

A Diem Association atualmente tem 26 parceiros, após a reação que encontrou Libra sobre as preocupações com lavagem de dinheiro, que viu vários grandes apoiadores saírem, incluindo Visa, MasterCard e PayPal.

As stablecoins continuam a atrair maior atenção dos participantes do mercado, especialmente os jogadores cautelosos com a natureza volátil dos preços das criptomoedas.

Ontem a stablecoin GYEN, totalmente regulamentada e 100% apoiada pelo iene japonês, estreou na Binance.  De acordo com o OGM Trust, o emissor de tokens, digitalizar as moedas mais negociadas do mundo é um sinal de que a adoção está se tornando mainstream.