Dash a criptomoeda preferida dos venezuelanos

Dash a criptomoeda preferida dos venezuelanos

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

A Venezuela tem sido um ótimo exemplo de como as criptomoedas podem salvar um país e libertar seus cidadãos. O país sul americano tem enfrentado uma inflação avassaladora que pode chegar até 1.000.000% este ano, mas a crise que os venezuelanos tem enfrentado parece piorar com a recente desvalorização de 5% da moeda oficial do país, o Bolívar.

A Petro, uma criptomoeda “inventada” pelo governo venezuelano para ajudar a conter a hiperinflação, não adiantou nada. A grave crise tem afetado terrivelmente as pessoas, que não estão podendo suprir suas necessidades mais básicas. O colapso da economia venezuelana chegaram a níveis críticos, a pobreza e a miséria está obrigando as pessoas a fugir do país.

Outros países também estão se tornando exemplos do quão bem sucedidos podem se tornar suas economias e principalmente seus cidadãos, quando passam a utilizar as criptomoedas como substituto ao sistema monetário fiduciário tradicional, alguns desses países é o Irã, que criou sua própria criptomoeda para evitar sanções econômicas impostas pelos EUA.

Não se pode negar que o Bitcoin é a escolha preferida em todo o mundo, quando o tema é criptomoeda, mas vale destacar que na Venezuela a criptomoeda preferida dos venezuelanos quando o assunto é “utilizar” as criptomoedas para pagamentos, o grande destaque é a DASH.

Em 2016 uma exchange chamada Cryptobuyer iniciou a venda da 11º criptomoeda segundo o site coinmarketcap. Desde então a Venezuela se tornou o segundo maior mercado para a DASH depois dos Estados Unidos, desde que foi adicionado a filial Caracas da exchange, como uma moeda digital comerciável em 2016.

O CEO da exchange fez o seguinte comentário:

“A Cryptobuyer foi a primeira plataforma na América Latina a integrar a Dash no final de 2016, bem como a primeira a oferecê-la na Venezuela. Todos os meses, vemos como o Bitcoin e a Dash lutam pela liderança por volume de nossas operações, mas quanto ao maior número de transações, o Dash já é o vencedor”.

Um dos principais motivos que influenciaram a adoção em massa da DASH que acabou se tornando mais popular que a própria moeda oficial do país, foi o esforço e dedicação do grupo DASH Core que tem financiado projetos em todo território nacional daquele país. Além de características como baixas taxas de transação (centavos), processamento rápido e privacidade. A DASH tem uma característica interessante que o favorece a se manter de forma sustentável, a maioria das criptomoedas não tem uma forma sustentável de se desenvolver, mas a DASH retém 10% da recompensa por bloco dentro de cada transação que vai diretamente como pagamento para o desenvolvimento do projeto e do ecossistema, em maio de 2018, o orçamento anual do Dash Core Group Inc. excedeu os US$30 milhões.

Sendo assim é vantajoso para a equipe DASH divulgar e incentivar a adoção da criptomoeda, que na Venezuela teve como foco os comerciantes, com mais empresas aceitando a criptomoeda, mais a criptomoeda arrecada e consequentemente mais a equipe investe em campanhas de fomento da criptomoeda, é um circulo que beneficia todos.

Fonte