“Criptos são a mãe de todas as bolhas”, diz economista

“Criptos são a mãe de todas as bolhas”, diz economista

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Duas das vozes proeminentes do mercado tiveram uma certa discussão sobre as criptomoedas. Uma delas, um Nobel de Economia, Nouriel Roubini, que por muitos anos adotou o nome “Dr. Doom”, disse que o Bitcoin e os seus iguais não merecem ser chamados de “moeda”. Já o investidor Michael Novogratz, disse que Roubini está subestimando o futuro do setor.

“Bitcoin está custando $6.000 dólares agora”, disse Novogratz a Roubini durante um painel na SALT 2019, em Las Vegas, “Se durante o natal a moeda estiver acima de $6.000, você vai ter que vestir uma camisa que diz ‘Eu amo Bitcoin’, se não estiver nesse preço, eu vou vestir uma escrita ‘Nouriel estava certo.’”.

Roubini não respondeu diretamente ao desafio e, na verdade, disse que ele não se importa com o futuro do Bitcoin. O vencedor do prêmio Nobel já lançou uma série de críticas contra a indústria dos criptoativos, dizendo que produtos como o Bitcoin e Ethereum não possuem as qualidades fundamentais dos ativos e não deveria ser chamados assim.

“Criptomoedas são a mãe e o pai de todas as bolhas”, disse o economista.

Segundo ele, o termo “cryptocurrency” é um nome errado “Para ser uma moeda, você precisa de uma unidade de conta, valor e meios de pagamento escaláveis.”

Além disso, ele afirmou que o Bitcoin é facilmente manipulável “Eu nunca vi um nível tão alto de manipulação. A realidade é que elas não são moedas.”

Estranhamente, durante o evento os comentários do economista (que podem ser considerados como FUD) foram aplaudidos.

Já Novogratz manteve a sua posição como um importante apoiador das criptomoedas.

Ele apontou para a recuperação de preço que o Bitcoin teve depois do desastroso ano de 2018. O antigo presidente da Fortress Investment Group, disse que o Bitcoin tem uma alta adoção e bastante interesse.

“A realidade é que há uma tremenda quantidade de coisas acontecendo. De algumas maneiras, sempre houve um pequeno milagre. O debate já acabou, o Bitcoin venceu. Ele é visto por pessoas de todo o mundo como uma forma legítima de armazenar valores.”

Felizmente, Novogratz representa a parcela do público que não demonstra medo sobre as possibilidades e as incríveis vantagens oferecidas pelas criptomoedas.

Veja também: Parceria entre Polícia federal e FBI apreende “hardware wallet” de estrangeiro no Brasil