“Criptomoedas vão falhar como dinheiro”, segundo chefe do Banco da Inglaterra

“Criptomoedas vão falhar como dinheiro”, segundo chefe do Banco da Inglaterra

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney, duplicou suas críticas recentes às críticas de criptomoedas, argumentando na sexta-feira que as criptomoedas estão “falhando” na busca de cumprir os papéis do dinheiro.

Carney, que também atua como presidente do Conselho de Estabilidade Financeira do G20, fez esta declaração em um discurso na conferência da Economia Escocesa, argumentando que as criptomoedas não são uma alternativa viável à moeda fiat.

“A resposta longa e caritativa é que as criptomoedas atuam como dinheiro, na melhor das hipóteses, apenas para algumas pessoas e de forma limitada, e mesmo assim apenas em paralelo com as moedas tradicionais dos usuários”, afirmou. “A resposta curta é que estão falhando”.

O chefe do banco central disse que a Bitcoin e seus pares são poucas lojas de valor, meios de troca ineficientes e praticamente inexistentes como unidades de conta.

Anteriormente, Carney havia dito a um grupo de alunos da Regent’s University, com sede em Londres, que o Bitcoin não era uma moeda legítima, citando a mesma evidência para fazer o seu caso.

Críticas são injustas

No entanto, os proponentes provavelmente responderiam que essas críticas são injustas, uma vez que as criptomoedas circulam por menos de uma década e a maioria das pessoas provavelmente só aprendeu sobre elas durante o ano passado.

Na verdade, sua extrema volatilidade decorre do fato de que eles permanecem em uma fase de descoberta de preços, já que o mercado tenta resolver o papel que eles desempenham no sistema financeiro no longo prazo. Isso também explica por que os comerciantes amigáveis ​​às criptomoedas ainda denominam itens na moeda fiat, bem como porque muitos usuários atualmente preferem “hodl” do que gastar suas moedas.

E, embora as criptomoedas ainda não sejam um mecanismo de pagamento eficiente, sua utilidade a este respeito aumentará à medida que as soluções de escala, como a Lightning Network (LN), funcionam e mais varejistas adotam pagamentos de criptomoedas – como a maioria dos proprietários britânicos de pequenas empresas esperam que aconteça em breve.

Contudo, no entanto, Carney – apesar de suas críticas pontuais – também reconheceu que as criptomoedas tornaram-se parte do sistema financeiro dominante, razão pela qual ele argumentou que eles deveriam ser mantidos nos mesmos padrões regulatórios que os ativos tradicionais.