Cosmos será uma dor de cabeça para o Ethereum?

Cosmos será uma dor de cabeça para o Ethereum?

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Ethereum é a segunda criptomoeda em valor de capitalização segundo o Coinmarketcap. No momento da escrita do artigo um Ethereum está sendo cotado a U$228.62 com uma pequena correção de 0.24% nas últimas 24 horas. Ele tem uma dominância de longa data como a principal plataforma de desenvolvimento de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados. Porém, esses dias de dominância podem acabar.

Os contratos inteligentes na blockchain do Ethereum são escritos através da linguagem de programação Solidity. Uma linguagem de alto nível que incomoda muitas pessoas no mercado de criptomoedas, principalmente aqueles que não são desenvolvedores. Com isso surgiu alguns projetos para solucionar esse problema. Um dele é o Cosmos, um projeto de interoperabilidade blockchain. Ele irá oferecer aos usuários a opção de codificar em pelo menos três linguagens de programação diferentes.

Uma das linguagens que será suportada é a Ethermit. Essa linguagem ajudará quem já desenvolve na rede Ethereum, pois, é uma réplica da linguagem Solidity além, de possibilitar que os aplicativos desenvolvidos na rede Ethereum possam migrar para a rede Cosmos.

Secure EcmaScript (SES), um subconjunto seguro de JavaScript criado para a implantação segura de contratos inteligentes, é outra linguagem escolhida pelo projeto. Essa linguagem de programação será facilmente acessível aos usuários Cosmos assim que o protocolo nativo Cosmos Inter-Blockchain Communication (IBC) for desenvolvido.

A terceira linguagem escolhida pelo projeto é o Pact. Uma linguagem nativa de contrato inteligente que está em construção pela Startup de blockchain Kadena.

“Estamos nos comprometendo a obter uma linguagem de contrato inteligente em nível de mercado no [Cosmos] para dar aos desenvolvedores mais opções de implantação… Cada desenvolvedor que vem usá-lo faz as coisas mais rápido. É mais seguro. Temos verificação formal no idioma. Foi projetado para segurança”, disse o fundador da Kadena, Stuart Popejoy.

SES e Pact se diferenciam do Solidity ao empregarem um modelo em que as permissões em um contrato inteligente podem ser atualizadas de forma rápida e intuitiva para que os usuários acessem a diferentes partes dos dados do aplicativo de maneira segura.

O assessor do projeto, Zaki Manian, afirma que o Cosmos pode suportar e hospedar o mercado de contratos inteligentes e de aplicativos descentralizados, mas não acredita que o projeto irá substituir o Ehereum. Ele diz que o Cosmos é apenas uma nova possibilidade para os desenvolvedores.

Nessa linha de raciocínio podemos ver muitos projetos que surgiram com o intuito de resolver os problemas da rede Ethereum. Seja na sua dificuldade com a escalabilidade, suas altas taxas ou simplesmente sua linguagem. Mas até o momento nenhuma conseguiu tirar o posto de blockchain dos contratos inteligentes do Ethereum. Mesmo assim vemos o Ethereum com dificuldades e precisar de uma valorização de 533,33% para alcançar sua ATH de U$1.448,00.

Clique aqui para ler: Relação de preço entre Bitcoin e ouro quase dobra em três meses

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: